Intervalos de referência da vitamina D: sociedades brasileiras fazem posicionamento oficial

A SBPC/ML e a SBEM publicaram seu posicionamento oficial sobre os intervalos de referência da vitamina D. Fizemos um resumo da publicação.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Recentemente, a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) publicaram seu posicionamento oficial sobre os intervalos de referência da vitamina D. Este tem como objetivo discutir e sugerir uma melhor prática na solicitação e interpretação dos resultados, bem como definir valores de referência de 25(OH)D de acordo com a faixa etária e presença ou não de doenças crônicas.

Os autores consideram pontos essenciais para a indicação de um tratamento eficaz (e livre de riscos), baseado nas evidências científicas atuais:

– Indicação correta da solicitação do exame
– Processamento adequado da amostra
– Interpretação/avaliação crítica dos resultados

O objetivo desse artigo é fazer um resumo desse posicionamento, destacando os principais pontos.

vitamina d

Indicações para solicitação de 25(OH)D:

Não existem evidências para a solicitação do nível sérico de 25(OH)D para a população adulta sem comorbidades. Portanto, a triagem populacional indiscriminada não está indicada. A dosagem do nível sérico de 25(OH)D deve ser indicada na presença de situações clínicas especiais, conforme listado a seguir.

Grupos de risco para Hipovitaminose D:

1) Pacientes que se enquadram neste grupo se beneficiam com a manutenção de valores de 25(OH)D entre 30 e 60 ng/mL.

• Idosos – acima de 60 anos;
• Indivíduos com fraturas ou quedas recorrentes;
• Gestantes e lactantes;
• Osteoporose (primária e secundária);
• Doenças osteometabólicas: raquitismo, osteomalácia, hiperparatireoidismo;
• Doença Renal Crônica;
• Síndromes de má-absorção: após cirurgia bariátrica e doença inflamatória intestinal;
• Medicações que possam interferir com a formação e degradação da vitamina D: terapia antirretroviral, glicocorticoides e anticonvulsivantes;
• Neoplasias Malignas;
Sarcopenia;
• Diabetes;

LEIA MAIS: Relação entre vitamina D e diabetes tipo 2 – perguntas e respostas

2) Situações em que a dosagem está indicada, mas não existem evidências para a manutenção de valores acima de 30 ng/ml.

• Indivíduos que não se expõem ao sol ou que tenham contraindicação à exposição solar;
• Obesidade;
• Indivíduos com pele escura.

Intervalos de referência – 25(OH)D:

O posicionamento em relação aos valores ideais de 25(OH)D para a população deverá ser estratificado de acordo com a idade e as características clínicas individuais.

1) Acima de 20 ng/mL é o valor desejável para população saudável (até 60 anos).

2) Entre 30 e 60 ng/mL é o valor recomendado para grupos de risco como: idosos (acima de 60 anos), indivíduos com fraturas ou quedas recorrentes, gestantes e lactantes, osteoporose (primária e secundária), doenças osteometabólicas, tais como raquitismo, osteomalácia, hiperparatireoidismo, doença renal crônica, síndromes de má-absorção, como após cirurgia bariátrica e doença inflamatória intestinal, medicações que possam interferir com a formação e degradação da vitamina D (terapia antirretroviral, glicocorticoides e anticonvulsivantes), neoplasias malignas, sarcopenia e diabetes.

3) Acima de 100 ng/mL: risco de toxicidade e hipercalcemia.

Consequências clínicas

1) As ações mais conhecidas e estudadas da vitamina D estão relacionadas ao metabolismo ósseo:
A hipovitaminose D leva à deficiência na absorção do cálcio e, com isto, a um quadro de hiperparatiroidismo secundário, o qual, por sua vez, pode levar à perda de massa óssea pelo aumento da reabsorção, e a fraturas.
Níveis de 25(OH)D < 10 ng/mL podem levar ao raquitismo em crianças e à osteomalácia em adultos.

2) A existência de efeitos extraesqueléticos da vitamina D ainda está sob investigação:
Metanálises com estudos de intervenção sugerem que a correção da deficiência reduz a mortalidade geral, e que a suplementação possivelmente tenha um papel protetor contra o câncer, especialmente de intestino grosso.
Estudos de intervenção randomizados e controlados por placebo, entretanto, são escassos e ainda incapazes de demonstrar evidências sobre muitos outros efeitos que vêm sendo descritos em outros sistemas. A suplementação de vitamina D visando esses efeitos não deve ser indicada.

Diagnóstico laboratorial

  • A determinação laboratorial do metabólito 25 hidroxivitamina D [25(OH)D] deve ser utilizada na avaliação do status de vitamina D de um indivíduo.
  • Deve-se levar em consideração que existe variação significativa entre os níveis de 25(OH)D obtidos nos diferentes métodos, o que dificulta a interpretação clínica dos resultados. O grande desafio do mercado diagnóstico é conseguir uma melhor harmonização entre os diferentes ensaios disponíveis, permitindo uma melhor comparação dos resultados entre diferentes laboratórios.
  • A cromatografia líquida de alta performance com detecção ultravioleta ou acoplada à espectrometria de massas em tandem (LC-MS/MS) é considerada o padrão ouro para a mensuração da 25(OH)D.

CONCLUSÃO

Este posicionamento permitirá uma maior padronização e divulgação para laboratórios e médicos dos intervalos de referência da 25(OH)D sugeridos pelas Sociedades Médicas (SBPC/ML e SBEM) diretamente envolvidas com o fluxo de solicitação, processamento, liberação e interpretação dos resultados deste analito.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • Posicionamento Oficial da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Intervalos de Referência da Vitamina D – 25(OH)D. Atualização 2018.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades