Página Principal > Cardiologia > Descubra quais transtornos alimentares mais atingem a população brasileira e o que fazer

Descubra quais transtornos alimentares mais atingem a população brasileira e o que fazer

Atualmente, os transtornos alimentares atingem, principalmente, adolescentes e jovens adultos. Mas qual é a prevalência desse distúrbio no Brasil e na América Latina?

500x120-amarelo

Para responder essa questão, pesquisadores fizeram uma revisão sistemática da literatura existente. Dos quase 1.600 registros selecionados,  17 estudos d Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Venezuela foram incluídos na análise.

A mair parte dos estudos relatou taxas de prevalência pontual e apenas três forneceram taxas de prevalência de vida e de 12 meses. Os pesquisadores encontraram:

  • Prevalência média pontual de 0,1% para a anorexia nervosa;
  • 1,16% para a bulimia nervosa;
  • e 3,53% para o distúrbio alimentar compulsivo na população geral.

A heterogeneidade para bulimia nervosa e compulsão alimentar foi grande. Esta meta-análise indica que a prevalência de anorexia nervosa é menor, enquanto a de bulimia nervosa e distúrbio alimentar compulsivo é maior na América Latina.

Os pesquisadores concluem que algumas facetas da cultura latino-americana podem ser protetoras para o desenvolvimento da anorexia nervosa e, ao mesmo tempo, aumentar o risco de bulimia nervosa e compulsão alimentar. Por isso, é importante que os médicos estejam aptos a orientar corretamente seus pacientes. Veja aqui 6 recomendações para prevenir obesidade e transtornos alimentares em adolescentes.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

250-BANNER5

Referências:

  • https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27584709

Comentários

Texto

Deixe uma resposta