Página Principal > Pediatria > Lidocaína tópica reduz a dor na vacinação de crianças?
bebê sendo consultado

Lidocaína tópica reduz a dor na vacinação de crianças?

Vacinação em bebês e crianças pode causar dor aguda e angústia, o que contribui para a insatisfação com a experiência e a hesitação para as próximas. Por isso, intervenções administradas durante as injeções são recomendadas para reduzir o sofrimento dos pacientes. Em novo estudo, pesquisadores investigaram a eficácia destas intervenções.

Um total de 352 neonatos que estavam para ser vacinadas no seu primeiro ano de vida foram randomizadas para um dos quatro grupos: placebo, vídeo educativo para os pais sobre como acalmar seus bebês, sacarose oral + vídeo e lidocaína tópica + sacarose + vídeo.

Com base em análises faciais, de choro e movimentos corporais, os resultados indicaram que o grupo lidocaína tópica + sacarose + vídeo apresentou os escores mais baixos de dor infantil. Já as pontuações nos outros três grupos não diferiram.

O estudo mostrou que apenas o uso da lidocaína tópica combinada com a instrução em vídeo parental e a sacarose oral mostraram um benefício na dor aguda do paciente.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • CMAJ December 12, 2016. DOI: 10.1503/cmaj.160542
  • http://www.jwatch.org/fw112344/2016/12/13/topical-lidocaine-could-help-make-infant-vaccines-less?query=pfw&jwd=000020039906&jspc=IM

Comentários

Texto

Deixe uma resposta