Página Principal > Emergências > Heimlich: morre o criador da manobra que salvou milhares de vidas
(Divulgação/Reprodução)

Heimlich: morre o criador da manobra que salvou milhares de vidas

No último sábado, morreu Henry Heimlich, 96 anos, criador da famosa manobra de compressão abdominal para desobstrução de vias aéreas por corpo estranho. A manobra de Heimlich foi descrita em 1974 pelo cirurgião torácico norte americano, e salvou incontáveis vidas ao redor do mundo, incluindo a deste autor. Há aproximadamente cinco anos, fui submetido a manobra, por um amigo cirurgião, que com êxito após a terceira tentativa me livrou de um engasgo com alimento.

Muitas manifestações de agradecimento ao cirurgião foram publicadas ao redor do mundo. Segundo a página de Dr. Heimlich, estima-se que centenas de milhares de vidas tenham sido salvas com a sua manobra, incluindo celebridades como ex-presidentes americanos, cantores, esportistas, atores e atrizes.

A manobra de Heimlich, considerado o melhor método de desobstrução de vias aéreas em ambiente pré-hospitalar, é facilmente aplicável e comumente disseminada em serviços de treinamento a primeiros socorros. Basicamente ela conduz a tosse induzida que leva a desobstrução da via aérea. O método consiste nos seguintes passos:

  1. Deve-se ficar atrás do paciente e envolve-lo com os braços na altura do abdome;
  2. Ponha uma mão fechada, logo acima do umbigo e abaixo do esterno, com o polegar para o abdome do paciente;
  3. Com a outra mão envolva de maneira firme a mão do abdome;
  4. Efetue compressões, com movimento para dentro e para cima, formando um J, cinco vezes seguidas. O movimento deve ser capaz de movimentar obstrução sem causar fratura;
  5. Reavaliar se o paciente tosse ou respira e se o corpo estranho está na boca;
  6. Caso o não tenha obtido o êxito, a manobra deve ser repetida enquanto for necessário.

Veja também: ‘Ivo Pitanguy – a chama da cirurgia plástica internacional’

O legado de Henry Heimlich se estende por outras contribuições na medicina. Inovador, o médico dedicou a vida a encontrar maneiras simples e criativas para problemas complexos em medicina.

Dr. Heimlich desenvolveu a válvula de Heimlich para de drenagem torácica, responsável por salvar a vida de milhares de soldados, durante a guerra do Vietnã, alvejados no tórax. Além disso, publicou mais de 100 trabalhos científicos e realizou mais de 250 palestras.

Todo médico, desde o seu primeiro dia na faculdade, sonha em ajudar as pessoas. Dr. Heimlich, um realizador, foi além ao seguir seus sonhos e desenvolver métodos que pudessem impactar a vida de milhares de pessoas. Em maio deste ano, na clínica de repouso, salvou a vida de uma colega de residência de 84 anos. Conseguindo pela última vez, pouco antes de sua partida realizar aquilo para qual veio predestinado: salvar vidas.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Comentários

Texto

Deixe uma resposta