Página Principal > Colunistas > Como o sono pode reduzir os sintomas de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Como o sono pode reduzir os sintomas de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Um estudo publicado na edição de novembro/dezembro de 2016 da revista Journal of Pediatric Healthy Care avaliou a relação entre medidas de promoção de sono e redução de sintomas de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças com esse diagnóstico.

O artigo enfatiza as relações existentes entre distúrbios de sono e TDAH. Dentre os distúrbios de sono mais comuns em pacientes com TDAH, encontram-se: dificuldade de iniciar o sono, redução do tempo de sono, aumento do número de despertares noturnos e sonolência durante o dia, e esses distúrbios podem ser causa de piora dos sintomas de TDAH e redução da funcionalidade entre essas crianças. Por sua vez, os distúrbios do sono podem ser influenciados pelo uso de medicamentos estimulantes, usualmente utilizados no tratamento de crianças com TDAH.

O estudo foi realizado em uma clínica de cuidados pediátricos especializada em TDAH localizada nos Estados Unido, e foi conduzido de julho a novembro de 2016. Crianças de 5 a 11 anos de idade portadoras de TDAH foram incluídas no estudo; a intervenção no sono foi realizada em crianças do grupo de inclusão com diagnóstico de distúrbios de sono, realizado através de uma pontuação de 42 ou mais na ferramenta de avaliação do sono (foi utilizado o Child Sleep Habits Questionnaire – CSHQ).

Veja também: ‘Novas recomendações para síndrome de morte súbita e outras mortes infantis relacionadas ao sono’

Após as seis semanas de intervenção foi observado que os pacientes submetidos a intervenções de rotina de higiene de sono tiveram redução significativa em seus sintomas de TDAH e uma melhora significativa em sua qualidade de sono.

O estudo fortalece as recomendações para modificações comportamentais como o tratamento de primeira linha para o TDAH.

Autor:

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referência:

  • Peppers KH.; Eisbach S; Atkins S; et al. An Intervention to Promote Sleep and Reduce ADHD Symptoms. J Pediatr Health Care. 2016;30(6):e43­e48.

 

Comentários

Texto

Deixe uma resposta