Página Principal > Infectologia > Procedimentos cirúrgicos podem aumentar o risco para a síndrome de Guillain-Barré

Procedimentos cirúrgicos podem aumentar o risco para a síndrome de Guillain-Barré

A síndrome de Guillain-Barré (SGB) é uma doença autoimune rara em que o próprio sistema imunológico danifica as células nervosas do sistema nervoso periférico. A etiologia ainda é desconhecida, mas novas pesquisas sugerem que procedimentos cirúrgicos podem desempenhar um papel na fisiopatologia da doença.

Pesquisadores realizaram um estudo retrospectivo com 208 pacientes (idade média de 55 anos) diagnosticados com a SGB. Os pacientes foram estratificados em dois grupos, sendo o grupo 1 composto por indivíduos diagnosticados com SGB dentro de oito semanas após um procedimento, e o grupo 2 composto por indivíduos com SGB que não realizaram cirurgia ou procedimento antes do início da doença.

Os principais tipos de cirurgias/procedimentos que precederam a ocorrência de SGB foram gastrointestinal, cardíaco e ortopédico.

Veja também: ‘Imunoglobulinas no tratamento de doenças neurológicas’

Os resultados mostraram que 15% dos pacientes que desenvolveram a SGB tinham sido submetidos a um procedimento cirúrgico dois meses antes de desenvolver a doença. Destes, 61% apresentaram uma malignidade associada e 29% tinham doenças autoimunes.

Na análise univariada, os fatores que mostraram associação com a SGB pós-cirúrgica foram: idade (p=0,003), malignidade (p<0,0001), malignidade ativa (p=0,05), distúrbio autoimune preexistente (p=0,001) e duração da hospitalização (p=0,015). Na análise multivariada, idade (p=0,045), malignidade (p <0,0001) e doença autoimune preexistente (p=0,004) permaneceram associados.

E mais: ‘Complicações Neurológicas Do Zika’

Mais pesquisas precisam ser conduzidas para confirmar os resultados deste estudo. De qualquer forma, os procedimentos cirúrgicos antecederam a SGB em 15% dos pacientes, o que é uma quantidade inesperadamente elevada.

*Artigo revisado pela biomédica Juliana Festa

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • Guillain-Barr syndrome after surgical procedures: Predisposing factors and outcome. Elanagan Nagarajan, Mark Rubin, Eelco F.M. Wijdicks, and Sara E. Hocker published ahead of print November 23, 2016, doi:10.1212/CPJ.0000000000000329: 2163-0933

Deixe uma resposta