Página Principal > Psicologia Médica > O otimismo pode impactar nossa saúde?

O otimismo pode impactar nossa saúde?

Embora a maior parte dos esforços para melhorar a saúde seja focado na redução de fatores de risco, evidências crescentes têm ligado atributos psicológicos positivos a melhores resultados. Entre eles, o otimismo está sendo associado à redução no risco de desenvolver doenças crônicas.

Em um novo estudo da Harvard T.H. Chan School of Public Health, pesquisadores avaliaram a associação entre otimismo e mortalidade por causa específica em mulheres, considerando as potenciais variáveis de confusão (características sociodemográficas, depressão, comportamentos e condições de saúde).

Foram utilizados dados prospectivos do estudo Nurses’ Health, com 70.021 participantes. O otimismo foi medido em 2004, usando uma escala de Likert de 5 pontos, na qual os entrevistados responderam o grau em que eles concordam com afirmações, como: “Em tempos de incerteza, eu costumo esperar o melhor.” As causas e taxas de mortalidade por causa específica foram avaliadas de 2006 a 2012.

Os resultados mostraram que um maior grau de otimismo estava associado a um menor risco de mortalidade. Após o ajuste para os fatores de confusão sociodemográficos, mulheres mais otimistas tinham um risco 30% menor ([HR: 0,71; IC de 95%: 0,66 – 0,76) de mortalidade por todas as causas.

Mulheres mais otimistas tinham um risco 16% menor de morrer de câncer; 38% menor risco de morrer de doença cardíaca; 39% menor risco de morrer de um AVC; 38% menor risco de morrer de doença respiratória; e 52% menor risco de morrer de infecção.

Já foi demonstrado em ensaios randomizados que o otimismo pode ser aprendido. Por isso, para os pesquisadores, as descobertas sugerem que os profissionais de saúde devem direcionar seus esforços para impulsionar o otimismo, que tem se mostrado associado a comportamentos e maneiras mais saudáveis de lidar com os desafios da vida.

E que melhor momento para começar a incentivar esse comportamento positivo do que o começo de um novo ano? Fale com seu paciente e cuide de você também. Nos últimos anos, os médicos têm sofrido cada vez mais pressão no dia a dia, gerando consequências graves. O otimismo é mais um caminho para uma vida mais saudável.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • Optimism and Cause-Specific Mortality: A Prospective Cohort Study. Kim E Hagan K Grodstein F DeMeo D De Vivo I et. al. American Journal of Epidemiology, 2016 vol: 313 (15) pp: 1509-1510. DOI: 10.1093/aje/kww182

Comentários

Texto

Deixe uma resposta