Página Principal > Saúde & Tecnologia > Os 10 artigos mais lidos do portal da PEBMED em 2016

Os 10 artigos mais lidos do portal da PEBMED em 2016

Neste ano, a PEBMED trouxe as principais notícias sobre tecnologia & saúde, medicina e carreira, com o objetivo de manter você sempre atualizado! E agora, vamos relembrar os artigos mais acessados do nosso portal em 2016. Novas condutas, diretrizes, ensaios clínicos e muito mais. Veja abaixo:

1. Suicídio entre médicos está crescendo. Precisamos falar sobre isso

Uma estimativa da American Foundation for Suicide Prevention indica que, em média, 300 a 400 médicos cometem suicídio por ano em todo o mundo! A maior parte dos estudos indica que as taxas de suicídio entre os médicos são maiores do que a população em geral, especialmente entre as mulheres. Diante dessas estatísticas, a pergunta que fica é: existem indicadores ou fatores de personalidade que predispõem os médicos ao suicídio? Saiba aqui!

2. Sepse e novas definições: o que muda na prática?

As novas definições de sepse e choque séptico, baseadas num consenso produzido por 17 especialistas mundiais, foram divulgadas pelo JAMA. A publicação, no entanto, está causando muita polêmica e o Instituto Latino Americano da Sepse (ILAS) não endossou as novas definições na justificativa de que as mesmas não correspondem à realidade latino americana. Entenda o que muda na prática aqui!

Veja também: ‘80% dos casos de sepse começa fora do hospital’

3. Conheça o protocolo de Morte Encefálica

A detecção da morte encefálica pode ajudar a diminuir o sofrimento da família que, na maior parte das vezes, se desgasta com as intercorrências do paciente com internação prolongada. Ao mesmo tempo, após o diagnóstico da morte encefálica, pode-se considerar a doação de órgãos, trazendo esperança para aqueles que sofrem nas longas filas de espera. Conheça o protocolo aqui!

4. Veja 6 especializações médicas com grande potencial no futuro

As novas tecnologias estão mudando completamente a maneira como pacientes e médicos pensam sobre os cuidados com a saúde. Parece também inevitável que com esses avanços, máquinas substituam pessoas em funções na área. O que parece uma notícia ruim, pode significar, na verdade, uma oportunidade para que os médicos se dediquem ao tratamento dos pacientes e à inovação, e deixem as máquinas com os trabalhos repetitivos. Conheça 6 áreas que vão se beneficiar com essas mudanças aqui!

5. Novas recomendações para antibioticoterapia no tratamento de pneumonia

Publicada pela Infectious Diseases Society of America e American Thoracic Society no mês de julho, as novas diretrizes sobre o tratamento de pneumonia recomendam, entre outros ponts, períodos mais curtos de antibioticoterapia. Veja tudo aqui!

6. Mudanças no tratamento de TEP e TVP

A trombose venosa profunda (TVP) e o tromboembolismo pulmonar (TEP), são doenças inter-relacionadas e que acometem milhões de pessoas todos os anos. O American College of Chest Physicians publicou um novo guideline para tratamento antitrombótico em pacientes com o tromboembolismo venoso (TEV). Ao total, 12 tópicos foram atualizados e 3 foram adicionados nesta nova edição. Veja todos aqui!

7. Nova regra do CFM permite que pacientes definam os limites terapêuticos na fase terminal

Uma mudança importante aconteceu esse ano! Nova regra aprovada pelo plenário do Conselho Federal de Medicina estabelece que, a partir de agora, pacientes podem registrar a quais procedimentos não querem ser submetidos no fim da vida. Entenda aqui!

8. Qual a melhor droga para cólica renal?

Pacientes com o cólica renal são um dos mais queixosos no atendimento na unidade emergência. A dor é tão intensa que alguns pacientes comparam a dor do parto normal, ou o mais próximo que poderia se chegar a isso para os homens. Devido a este dramático quadro, o alívio imediato da dor é a principal medida a ser tomada. Veja aqui qual é a droga mais indica nestes casos!

9. 5 técnicas de estudo que todo aluno de medicina deve conhecer

Está difícil conciliar os estudos com trabalho, vida social e outras atividades? Felizmente, décadas de pesquisa em neurociência geraram diversas técnicas, muitas das quais você provavelmente nunca ouviu falar de antes. Veja aqui 5 técnicas para te dar aquela ajudinha na hora de estudar!

Veja também: ‘1 em cada 4 estudantes de medicina sofre de depressão. E o pior: não procuram ajuda!’

10. 5 maneiras de dizer “não” ao seu paciente e evitar um conflito

Pacientes muitas vezes sentem-se frustrados quando o médico deixa de prescrever algo dentro da sua expectativa, e comumente nós médicos nos vemos cercados pela insistência, e quando se está em encurralado, sob o olhar contestador do paciente, saber dizer não torna-se um missão quase impossível. Veja aqui 5 dicas de como agir nessa situação!

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Comentários

Texto

Deixe uma resposta