Página Principal > Farmacologia > Pesquisadores identificam mais um efeito adverso nos medicamentos à base de paracetamol

Pesquisadores identificam mais um efeito adverso nos medicamentos à base de paracetamol

Pesquisas recentes têm mostrado os impactos do uso de medicamentos à base de acetaminofeno (paracetamol) no domínio afetivo, inclusive em fetos. Um estudo realizado este ano identificou também que estas drogas podem prejudicar a capacidade de identificar erros e tomar decisões.

Ensaios anteriores controlados com placebo, duplamente cego, revelaram que o acetaminofeno reduz a magnitude da reatividade à rejeição social e frustração e dissonância. Por causa desta diversidade de sintomas colaterais, pesquisadores têm suspeitado que os efeitos psicológicos do fármaco podem refletir uma dispersão generalizada do processamento avaliativo.

Essa hipótese foi testada por um grupo de cientistas da Universidade de Toronto, no Canadá. Neste novo estudo, 62 participantes receberam acetaminofeno (1.000 ml) ou placebo em um protocolo duplo-cego e, posteriormente, realizaram a tarefa Go/NoGo: pressionar um botão apenas quando a letra indicada aparecesse em uma tela.

O grupo que recebeu o medicamento teve um índice de erro maior do que o grupo de placebo: pressionou mais vezes o botão diante da letra errada e deixou passar mais vezes a letra correta.

Esses resultados sugerem que os efeitos colaterais do acetaminofeno recentemente documentados podem ser descritos como uma inibição do processamento avaliativo.

É muito importante que os médicos orientem corretamente seus pacientes, principalmente em relação ao Tylenol, analgésico mais usados no tratamento de dores e febre.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • Acetaminophen attenuates error evaluation in cortex. Randles D Kam J Heine S Inzlicht M Handy T. Social cognitive and affective neuroscience, 2016 vol: 11 (6) pp: 899-906. DOI: 10.1093/scan/nsw023

Comentários

Texto

Deixe uma resposta