Página Principal > Medicina Interna > Novo dispositivo pode reduzir a queda de cabelo por quimioterapia

Novo dispositivo pode reduzir a queda de cabelo por quimioterapia

Uma das experiências mais traumáticas para pacientes com câncer de mama, principalmente para as mulheres, é a perda de cabelo. Um novo dispositivo experimental de resfriamento do couro cabeludo impediu a alopécia em metade das mulheres submetidas à quimioterapia.

O dispositivo de arrefecimento é um sistema de duas tampas: um tampão de silicone interno circula um fluido refrigerado, e um tampão de neoprene exterior atua como um isolador. Ele diminui a temperatura dos vasos sanguíneos do couro cabeludo e o fluxo sanguíneo. Dessa forma, o dispositivo reduz a quantidade de drogas quimioterápicas que atingem os folículos pilosos.

Veja também: ‘Como impedir a queda dos cabelos em pacientes com câncer’

No teste, financiado pelo fabricante, cerca de 182 mulheres com câncer de mama em fase I-II submetidas à quimioterapia à base de taxano ou antraciclina foram randomizadas para terapia de resfriamento do couro cabeludo ou nenhuma. Pacientes atribuídas à terapia usaram o dispositivo 30 minutos antes, durante e 90 minutos depois da quimioterapia.

Em uma análise intercalar, 50% das mulheres do grupo de arrefecimento tinham preservado o seu cabelo, contra nenhuma no grupo de controle. Os efeitos colaterais foram leves e incluíram dores de cabeça e desconforto transitório.

E mais: ‘Moonshot 2020: a cura do câncer em 2020?’

Agora, o fabricante irá procurar a autorização do Food and Drug Administration (FDA), agência regulatória dos EUA para medicamentos. Veja abaixo como o dispositivo funciona:

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • https://www.bcm.edu/news/cancer/scalp-cooling-reduces-chemotherap-hair-loss

Comentários

Texto

Deixe uma resposta