Página Principal > Psicologia Médica > Você esconderia um erro? Pesquisa mostra que muitos médicos sim!

Você esconderia um erro? Pesquisa mostra que muitos médicos sim!

Uma pesquisa sobre ética feita regularmente com médicos americanos mostrou que o número de profissionais que nunca esconderiam um erro médico diminuiu. Em 2010, eram 95% das respostas, e, em 2016, o número caiu para 78%. Apesar disso, apenas 5% responderam que esconderiam um erro que pudesse prejudicar o paciente, enquanto 14% disseram que dependeria da situação.

Ainda que a grande maioria diga que é sincera com o paciente, os números vêm modificando ao longo do tempo e podem ser preocupantes, principalmente porque essa minoria vem se mostrando significativa e estaria desrespeitando o Código de Ética Médica. Além disso, contraria as novas políticas de muitos hospitais locais que vem tentando se reerguer assumindo os erros voluntariamente e pedindo desculpas.

Veja também: ‘Pesquisa indica que 22% dos médicos não conhecem os perigos do álcool na gravidez’

A pesquisa foi feita online com mais de 7.500 médicos de 25 especialidades, sendo 63% do sexo feminino. Entre as outras questões respondidas, estiveram:

  • 70% dos médicos disseram que não é aceitável ter um relacionamento com paciente; esse número era de 83% em 2010. Apenas 2% responderam que a postura era aceitável, 7% que depende da situação e 21% que era ‘ok’ após seis meses que o paciente deixou de se consultar.
  • 68% não suspenderiam tratamentos ou testes por estarem excedendo o orçamentodo plano de saúde ou da organização patrocinadora, mesmo tendo penalidades.
  • Sobre serem testados aleatoriamente sobre o abuso de drogas e álcool, 42% foram contra.
  • 25% são contra serem obrigados a tomar vacinas contra a gripe.
  • Apenas 38% disseram que deixariam um plano que paga mal, mesmo que isso envolvesse perder pacientes de longa data. Em 2010, esse número era de 57%. Os que disseram que depende da situação foram 26%.

Apesar de ser uma pesquisa feita nos Estados Unidos, a tendência pode ser preocupante. Qual é a sua opinião sobre essa postura? Você deixaria de falar sobre um erro que cometeu?

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referência:

  • More Physicians Willing to Hide Mistakes, Survey Reveals. Medscape. Dec 01, 2016.

Deixe uma resposta