Página Principal > Farmacologia > A cor do comprimido pode afetar a aderência ao tratamento?

A cor do comprimido pode afetar a aderência ao tratamento?

Você já pensou que a cor do comprido pode afetar a aderência do paciente ao tratamento? Essa hipótese foi testada por pesquisadores americanos e os resultados indicam que a preocupação é válida!

Para este estudo transversal, pesquisadores consultaram cerca de 100 pacientes com epilepsia de uma clínica de neurologia ambulatorial. Os doentes receberam cápsulas de tamanho AA em cinco cores: branco, amarelo, cinza, caramelo e marrom.

Os pacientes, então, classificaram as cores como “inaceitável” e também de acordo com a preferência, escolhendo de “altamente preferido” para “altamente não preferido”.

A partir dos resultados, os pesquisadores buscaram uma preferência estatisticamente significativa para, pelo menos, uma cor e examinaram as diferenças relativas na ordem de classificação. Em seguida, utilizaram a análise de regressão multivariada para determinar se as diferenças de preferência de cor poderiam ser explicadas por sexo, raça, idade ou número de medicamentos.

Veja também: ‘A posição do paciente afeta o grau de absorção das medicações feitas por via nasal?’

Entre as cinco cores, pesquisadores encontraram uma diferença estatisticamente significativa na preferência pelo branco e amarelo. As opiniões que mais divergiram foram em relação ao marrom, altamente preferido por alguns e não preferido por outros. Com base na análise multivariada, raça foi o único fator que explicou esta divergência, com os afro-americanos representando a maioria dos “altamente não preferidos” para a cor.

Os pesquisadores também encontraram uma diferença significativa na idade para a preferência por cinza, indicando que com o envelhecimento, a preferência pela cor diminui. O branco, por sua vez, mostrou excelentes resultados de adesão e retenção do paciente em quase 100% dos participantes.

Para os pesquisadores, dada essa preferência de cor observada, é provável que a cor da cápsula tenha o potencial de afetar a aderência do paciente ao tratamento e, por isso, merece mais atenção e outros estudos.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • How Pill Color Affects Drug Adherence. Medscape. May 09, 2016.

Comentários

Texto

Deixe uma resposta