Página Principal > Podcast > O exame físico do século XXI

O exame físico do século XXI

Poucas afirmações são tão verdadeiras quanto a dita por Sir William Osler (1849-1919), um dos pais da Medicina Moderna:

“A medicina é a ciência da incerteza e a arte da probabilidade”.




A incerteza é uma das maiores fontes de dor e incômodo da medicina. Quantas vezes estamos diante de um paciente e não temos a mais vaga ideia do que ele tem? Isso incomoda, e muito. No entanto, a incerteza, vista pela ótica adequada, pode ser um tanto quanto estimulante.

A dúvida diante do paciente é fundamental para mover nossa busca por respostas. E é nela que residem os três maiores desafios:

(1) Saber eliminar todos os sinais e sintomas que não querem dizer absolutamente nada;

(2) Filtrar os achados que são de fato relevantes e levá-los adiante;

(3) Fazer bom uso das ferramentas mais precisas.

Complicado? Nem tanto quanto parece!

Neste SVCast, temos a presença do Ilustre Dr. Ernesto Succi, professor da disciplina Clínica Médica e Propedêutica III da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e idealizador de um curso genial sobre o Exame Físico Relevante, um dos braços da Medicina Baseada em Evidências (MBE).

Da esquerda para a direita: Daniel Schubert; Dr. Ernesto Succi; Miguel Barrella.

Vamos ouvir?

Se tem um ponto que é fonte de dúvidas e incertezas para quem está começando a carreira médica, este ponto é o exame físico. Se você examina seu paciente (e espero que o faça!), provavelmente essa incógnita já o perturbou.

Neste SVCast, vamos explorar pontos fundamentais do exame físico relevante e ver alguns casos práticos:

Qual ponto do exame físico dá mais acurácia para o diagnóstico de uma pneumonia?

O teste de Homans realmente é útil pra pesquisar trombose venosa profunda (TVP)?

Descubra neste podcast, mais uma vez com a ilustre presença do Prof. Ernesto Succi!

O que é o exame físico se não uma das ferramentas mais poderosas no processo de investigação do paciente? A grande diferença da época do William Osler para os dias de hoje é que, com toda a evolução científica que ocorreu, o exame físico usado da maneira correta, em conjunto com todas as outras ferramentas que temos disponíveis, torna o processo diagnóstico muito mais preciso.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

No SVCast de hoje, vamos entender melhor como funciona o exame físico necessário do Prof. Ernesto Succi, além de descobrir de onde vem boa parte do curso dele, qual livro ele segue e também novos paradigmas em relação à Medicina Baseada em Evidências (MBE). Vamos embarcar em mais um SVCast?

 

E esse tal de Dr. Steven McGee de quem a gente falou? Então, ele tem até um livro publicado exatamente sobre o Exame Físico Baseado em Evidências.

E que papo é esse de Medicina Baseada em Ciência que começou em 2008? Será que vem mesmo pra derrubar a Medicina Baseada em Evidências?

E a Colaboração Cochrane? Você já devia ter ouvido falar, só não sabia que tudo isso começou com Archibald Cochrane (1909–1988) nos campos de concentração, não é?

Chegamos ao fim dessa conversa, pessoal! Espero que este conteúdo tenha sido relevante para sua vida prática!

Até o próximo plantão!

Agora queremos te ouvir! Participe com a gente do SVCast no “Fala SV!” e “No Plantão!”, mandando áudios para o WhatsApp do SVPhone(21) 99444-2862

Quer ser o primeiro a receber o SVCast assim que sair? Se você usa Apple, já vem instalado o aplicativo Podcast no seu Iphone ou Ipad! É só pesquisar por SVCast ou então assinar pelo Itunes! Usa Android? Baixe um aplicativo de podcasts e assine o nosso RSS!

Você também é um SV!

#SVCast #Façavalerapena #Façavaleravida #ExameFísicoRelevante

Autor:

Deixe uma resposta