Página Principal > Cardiologia > Risco de doença cardiovascular em pacientes com sarcoidose: devemos nos preocupar?
coracao e batimentos cardiacos

Risco de doença cardiovascular em pacientes com sarcoidose: devemos nos preocupar?

A doença cardiovascular é uma das principais causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo. Uma maior incidência de doenças cardiovasculares é observada em várias doenças inflamatórias crônicas. No entanto, os dados sobre a sarcoidose são limitados.

A sarcoidose é doença inflamatória sistêmica, de etiologia desconhecida, em que granulomas epitelióides não caseosos são encontrados nos órgãos acometidos. Sua prevalência e manifestações clínicas variam entre diferentes populações. O curso clínico pode variar de um processo autolimitado agudo a disfunção progressiva de órgãos com morbidade e mortalidade significativas. Os pacientes com sarcoidose também podem apresentar um maior risco de doença cardiovascular.

Em um estudo conduzido nos Estados Unidos, 345 pacientes com sarcoidose incidente durante 1976-2013 foram identificados. Registros médicos foram revisados para doença cardiovascular, incluindo doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca congestiva, fibrilação atrial, acidente vascular cerebral, ataque isquêmico transitório, doença arterial periférica e aneurisma de aorta abdominal.

Para cada paciente, um comparador sem sarcoidose no momento do diagnóstico de sarcoidose do paciente foi selecionado aleatoriamente e foi atribuída uma data índice que correspondeu à data de incidência da sarcoidose. Os critérios de pareamento foram idade similar (± 3 anos) e mesmo sexo.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

A média de duração do acompanhamento foi de 15,1 e 16,8 anos para os casos e comparadores, respectivamente. A prevalência de doença cardiovascular antes da data índice não foi diferente entre os grupos.

Ajustando-se à idade e sexo, o risco de doença cardiovascular incidente após a data índice foi significativamente elevado entre os pacientes com sarcoidose (hazard ratio: 1,57; intervalo de confiança [IC] de 95%: 1,15-2,16). O ajuste para fatores de risco cardiovasculares produziu um hazard ratio ajustado de 1,65 (IC 95%: 1,08-2,53). Também foi observado um aumento significativo do risco para vários tipos de doenças cardiovasculares, incluindo doença arterial coronária, insuficiência cardíaca congestiva, fibrilação atrial e acidente vascular cerebral.

Dessa forma, o estudo demostrou um aumento da incidência de doença cardiovascular entre os pacientes com sarcoidose.



Autora:

Referências:

  • Ungprasert P, Crowson CS, Matteson EL. Risk of cardiovascular disease among patients with sarcoidosis : a population-based retrospective cohort study , 1976 – 2013. Eur Respir J [Internet]. 2017;49:1–7. Available from: http://dx.doi.org/10.1183/13993003.01290-2016

Deixe uma resposta