ACP publica novas diretrizes para tratamento da gota

Gota é uma das formas mais comuns de artrite inflamatória. O ACP fez uma revisão dos estudos e ensaios publicados para elaborar novas diretrizes.

Gota é uma das formas mais comuns de artrite inflamatória. O American College of Physicians fez uma revisão dos estudos e ensaios publicados entre 2010 e 2016 sobre a doença para elaborar novas diretrizes, com recomendações clínicas para o tratamento. Veja os principais pontos.

500x120-amarelo

A gota é causada pelo acúmulo de cristais de monourato de sódio no fluido articular, cartilagem, ossos, tendões, bursas e outros locais. Pacientes experimentam inchaço articular e dor durante ataques de gota, conhecida como artrite gotosa aguda.

Em alguns pacientes, a frequência e a duração dos ataques aumentam ao longo do tempo e levam à gota crônica, que pode estar associada com depósitos de cristais de ácido úrico conhecidos como tofos. Os fatores de risco incluem:

– sobrepeso ou obesidade;
– hipertensão;
– consumo de álcool;
– uso de diuréticos;
– dieta rica em carne, frutos do mar e alta frutose alimentos ou bebidas;
– e função renal ruim.

O tratamento é feito através de abordagens farmacológicas e não-farmacológicas. As terapias farmacológicas concentram-se nas estratégias de redução de ácido úrico e nos fármacos anti-inflamatórios. As não-farmacológicas concentram-se na dieta e mudanças no estilo de vida, como perda de peso e exercício.

250-BANNER5

Fique por dentro das outras diretrizes também:

– Ingestão de cálcio é seguro para a saúde cardiovascular? Novas diretrizes respondem
– Novas diretrizes estabelecem limites para o uso de eletrônicos por bebês e crianças
– Veja os principais pontos das novas diretrizes para sepse pediátrica
– Novas diretrizes para Menopausa indicam o melhor tratamento
– Recomendações para o rastreio do câncer de pele
– Novas recomendações para antibioticoterapia no tratamento de pneumonia

Novas diretrizes do ACP

As recomendações não incluem baixar os níveis séricos de ácido úrico para menos de 357 μmol / L (6 mg / dL), em contraste com as orientações do American College of Rheumatology de 2012. Na publicação, a entidade justifica que alguns pacientes abaixo desse limiar ainda podem apresentar sintomas.

Veja os principais pontos das novas diretrizes do ACP:

  • Para diagnosticar a gota aguda, médicos devem usar a análise de líquido sinovial quando a articulação pode ser aspirada sem desconforto para paciente, por um profissional experiente, e quando os recursos disponíveis podem detectar cristais de urato.
  • Escolher corticosteroides, anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) ou colchicina para tratar pacientes com gota aguda.
  • Quando usando colchicina, são recomendadas doses mais baixas (1,2 mg, depois 0,6 mg 1 hora mais tarde), uma vez que são tão eficazes como doses mais elevadas e têm menos efeitos secundários.
  • Não iniciar a terapia de redução de urato a longo prazo na maioria dos doentes após um primeiro ataque de gota ou em doentes com ataques infrequentes.
  • Discutir benefícios, danos, custos e preferências com os pacientes antes de iniciar o tratamento, incluindo profilaxia concomitante, em indivíduos com ataques recorrentes de gota.

Veja o artigo completo aqui.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • Management of Gout: A Systematic Review in Support of an American College of Physicians Clinical Practice Guideline. https://annals.org/aim/article/2578526/management-gout-systematic-review-support-american-college-physicians-clinical-practice
  • Management of Acute and Recurrent Gout: A Clinical Practice Guideline From the American College of Physicians. https://annals.org/aim/article/2578528/management-acute-recurrent-gout-clinical-practice-guideline-from-american-college
  • https://www.jwatch.org/fw112207/2016/11/01/new-acp-gout-guidelines-exclude-treat-target?query=pfw&jwd=000020039906&jspc=IM

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades