Alta ingestão de proteína durante a dieta para perda de peso pode ser prejudicial para o paciente?

A alta ingestão de proteína durante a terapia de perda de peso é frequentemente recomendada porque reduz a perda de massa de tecido magro.

A alta ingestão de proteína durante a terapia de perda de peso é frequentemente recomendada porque reduz a perda de massa magra. No entanto, isso pode ter efeitos adversos sobre a função metabólica, porque essa ingestão reduz também a sensibilidade à insulina pós-prandial.

Um estudo feito com mulheres obesas na pós-menopausa, população em maior risco de sarcopenia, comparou os efeitos de uma perda de peso de 10% com uma dieta hipocalórica contendo 0,8 g de proteína/kg/dia e outra contendo 1,2 g de proteína/kg/dia na ação da insulina muscular na ação da insulina muscular.

Os pesquisadores descobriram que a alta ingestão de proteína reduziu o declínio de massa magra em cerca de 45%. Contudo, também impediu as melhorias induzidas pela terapia de perda de peso na sinalização de insulina muscular e na absorção de glucose estimulada pela insulina, bem como nas adaptações no estresse oxidativo e nas vias de biologia estrutural celular.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Para os pesquisadores, esses dados demonstram que o conteúdo protéico de uma dieta para perder peso afeta a perda de massa magra e pode ter profundos efeitos sobre a função metabólica. Os achados reforçam a importância de considerar a composição de macronutrientes durante a terapia para pessoas com obesidade.

Referências:

  • High-Protein Intake during Weight Loss Therapy Eliminates the Weight-Loss-Induced Improvement in Insulin Action in Obese Postmenopausal Women. Cell Rep. 2016 Oct 11;17(3):849-861. doi: 10.1016/j.celrep.2016.09.047.

 

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags