Burnout atinge mais de 40% dos médicos da zona urbana, segundo pesquisa

Uma pesquisa realizada em Portugal investigou o estado emocional dos médicos da zona urbana. O burnout atinge 40,5% dos médicos entrevistados.

Uma pesquisa realizada em Portugal investigou o estado emocional dos médicos da zona urbana. O burnout, que é a exaustão com o trabalho, falta de interesse e de realização profissional, atinge 40,5% dos médicos entrevistados. Além disso, 24,5% dos profissionais apresentam quadro de depressão, apresentada nas formas moderada (16,3%), severa (4,9%) e muito severa (3,3%), e 16% sofrem de ansiedade e stress.

Cerca de 1.600 médicos participaram do estudo e, entre eles, os que mais apresentaram problemas emocionais eram os que trabalham há mais tempo e aqueles que trabalham no Serviço Nacional de Saúde (SNS), sistema similar ao SUS brasileiro, mas algumas pessoas, dependendo da renda e faixa etária, devem pagar uma taxa pequena pelo atendimento.

Ainda segundo a pesquisa, as mulheres são mais atingidas que os homens, e aqueles que trabalham à noite e/ou mais tempo por semana apresentam mais sintomas. Os médicos mais novos (26-35) apresentam menos realização pessoal, mas são os mais velhos (36-45) que mostram mais sinais de burnout.

Veja também: ‘Burnout: 9 medidas para combater a síndrome’

Referência:

  • Médicos: 25% Estão Deprimidos E 40% Exaustos Emocionalmente. Site Fãs da Psicanálise.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades