Página Principal > Podcast > Ciência e Emergência: será que combinam?
estetoscopio sobre um eletrocardiograma

Ciência e Emergência: será que combinam?

Já ouvi algumas vezes, durante os agitados plantões, a seguinte frase: “Emergência não é Ciência”. Será mesmo? O Prof. Denizar Vianna está aqui para nos mostrar que essa frase está redondamente enganada. Com o crescimento da Medicina Baseada em Evidências (MBE), cada vez mais Ciência e Emergência andam juntas, num mutualismo que beneficia, cada vez mais, o paciente.

Para isso, ele usará, como exemplo, uma situação expoente no contexto do atendimento emergencial: a síndrome coronariana aguda. Como raciocinar corretamente frente a um paciente com suspeita de infarto agudo de miocárdio? Como usar a Ciência a seu favor e não se basear apenas em “achismos” para estabelecer uma probabilidade clínica?

O Prof. Denizar Vianna, que possui Graduação Mestrado em Medicina (Cardiologia) pela UERJ, MBA pelo COPPEAD / Johns Hopkins University, Doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ e capacitação em Prática Clínica Baseada em Evidências pelo método da McMaster University, vai nos ajudar a tirar essas dúvidas!

Nossos estatísticos chegaram à seguinte conclusão: a probabilidade pré-teste de uma avaliação da entrevista com o professor Denizar ser boa é altíssima! Brincadeiras à parte, nesta sessão de áudios imperdíveis, o Prof. Denizar apresenta uma verdadeira aula sobre Medicina Baseada em Evidências. Lembrando que não basta saber que esse modelo existe… Temos que saber aplicá-lo corretamente!

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

E, se conversamos sobre Medicina Baseada em Evidências, não poderíamos deixar de falar do grande divulgador dessas evidências: os artigos científicos.

Utilizamos, como base para a nossa conversa, um artigo que saiu em 2015 no JAMA, abordando justamente esse tema, denominado: “Does This Patient With Chest Pain Have Acute Coronary Syndrome?: The Rational Clinical Examination Systematic Review.” Recomendo a leitura! Segue o link para o abstract do artigo: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26547467.

Você acha a Cardiologia fascinante e quer aprofundar ainda mais seus conhecimentos práticos sobre o tema? Ainda não se sente seguro em atender um paciente com Infarto Agudo do Miocárdio e tem medo que ele chegue no seu plantão?

A Sala Vermelha preparou um EBOOK 100% GRATUITO sobre Síndrome Coronariana Aguda para resolver esses problemas. Basta clicar aqui, agora mesmo. Não perca esta oportunidade!

Agora queremos ouvir você! Participe com a gente do SVCast no “Fala SV!”e“No Plantão!”, mandando áudios para o WhatsApp do SVPhone! (21) 99444-2862.

Quer ser o primeiro a receber o SVCast assim que sair? Se você usa Apple, já vem instalado o aplicativo Podcast no seu Iphone ou Ipad! É só pesquisar por SVCast ou então assinar pelo Itunes! Usa Android? Baixe um aplicativo de podcasts e assine o nosso RSS!

Você também é um SV!

Autor:

SVMatheusGasparini Ciência e Emergência: será que combinam?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.