Atestado para atividade física esportiva: passo a passo de como fazer

Como fazer um atestado para atividade física esportiva? O que devemos levar em consideração na hora da avaliação? Saiba tudo aqui.

Grande parte das academias e estabelecimentos esportivos exige uma liberação médica para a prática de exercícios. Por isso, é cada vez mais frequente o médico receber pedidos de atestado médico para atividade física esportiva. O que o profissional deve levar em consideração na hora da avaliação?

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) listou uma série de pontos que todo médico deve saber antes de fazer um atestado médico. Listamos abaixo os principais:

Informações gerais para atestado para atividade física:

  • O fornecimento do atestado para atividades físicas depende de avaliação médica. Somente após exame clínico será possível elaborar o documento.
  • Ao ser procurado para atestar a condição de saúde para uma determinada atividade, o médico deve refletir sobre o seu real conhecimento sobre a mesma e dos eventuais riscos. Na dúvida, a atitude ética é não fornecer o documento e encaminhar o paciente a um colega em condições de fazê-lo.
  • O médico que se propõe a fornecer atestado para atividades e/ou práticas esportivas precisa conhecer o esporte a ser realizado e certificar-se de que a pessoa não é portadora de doenças capazes de inviabilizar eventual esforço extra.

Confecção de atestados médicos: erros, dúvidas e dilemas

Atendimento ao paciente:

  • No atendimento inicial, o médico deve questionar os objetivos do paciente: praticar atividades físicas leves, moderadas ou intensas? A intenção é lazer? Competições?
  • Ao examiná-lo, recomenda-se que considere a possibilidade de doença capaz de representar riscos.
  • O atestado deve conter as seguintes informações: limitações clínicas identificadas; qual é o tipo de exercício adequado; se a atividade só é permitida sob prescrição ou acompanhamento médico; e se o paciente está proibido de praticar exercícios.
  • A avaliação deve conter anamnese precisa, após exame físico minucioso, com ênfase para o aparelho cardiovascular e, ainda, agregar ao menos o eletrocardiograma. O teste ergométrico também poderá ser solicitado dependendo das atividades, da faixa etária e da constatação de pelo menos dois fatores de risco não controlados para aterosclerose coronariana.

O Cremesp também destaca que, pelo Código de Defesa do Consumidor, parte da responsabilidade por uma morte em academia ou durante exercícios recairá sobre o proprietário da academia, quem orienta os exercícios e/ou o médico que atestou a sanidade.

Mais dicas para atestado médico

Não escreva diagnósticos ou códigos de doenças (CID-10). As informações provenientes de pacientes são sigilosas e, portanto, não devem estar contidas nos atestados médicos. Caso o paciente solicite o registro dos diagnósticos, é imperativo que o mesmo escreva uma autorização de forma clara, cuja cópia deve anexada aos registros médicos. Veja mais dicas nesse link.

Veja também nosso vídeo sobre o tema: 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • https://www.cremesp.org.br/library/modulos/publicacoes/pdf/atestado_medico_pratica_etica.pdf

Especialidades