Página Principal > Saúde & Tecnologia > Como implantar inovações tecnológicas na área de saúde?
medico trabalhando com um tablet

Como implantar inovações tecnológicas na área de saúde?

A todo momento inovações tecnológicas vêm surgindo na área da saúde. Todos os dias vemos notícias e pesquisas que implementam novas ferramentas e invenções para melhorar e resolver problemas da saúde. Desde novos tratamentos e equipamentos de diagnóstico até mesmo aplicativos e plataformas que otimizam os processos nas instituições da área.

Mas muitos profissionais da saúde ainda não sabem como implantar essas inovações tecnológicas em suas rotinas.

Claro, nem todas as tecnologias estão disponíveis no Brasil ou são de fácil aplicação, como alguns complexos instrumentos para cirurgias e exames. Mas é possível se beneficiar com as inovações que facilitam o dia a dia na clínica.

Você pode se perguntar: por que eu devo utilizar inovações tecnológicas no meu trabalho? Existem dois principais motivos para você abraçar a tecnologia no seu dia a dia:

  • estratégia de negócio;
  • facilitador de atividades.

O primeiro motivo está relacionado ao seu posicionamento de mercado, ou seja, como está sua situação frente à concorrência. Você se coloca como um profissional inovador? Sua clínica é conhecida por sempre se atualizar e trazer novidades da sua área de atuação para os pacientes?

Hoje os pacientes estão muito atentos aos equipamentos do consultório e se o médico domina a tecnologia. Seu consultório não pode estar obsoleto, é necessário fazer uma atualização tecnológica, ou seja, substituir tecnologias ultrapassadas que se tornaram inviáveis, seja por incompatibilidade, custos de manutenção ou por modernização como valor agregado à clínica.

Além disso, a implementação de tecnologias na área da saúde traz benefícios no relacionamento médico X paciente, na qualidade dos serviços prestados pela clínica e na estratégia de negócio, pois traz agilidade aos processos, reduz custos e agrega valor à marca, já que a clínica será reconhecida por esse diferencial.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Como implantar inovações tecnológicas na área da saúde?

Agora você pode estar se perguntando: “Ok, mas como implantar essas inovações tecnológicas na minha realidade?” A boa notícia é que esse processo de inovação pode ser mais fácil do que você imagina!

Com um bom planejamento, os passos a serem seguidos ficam muito mais claros e desfazem a imagem de “bicho de sete cabeças” que criamos ao falar de tecnologia, como softwares de gestão ou equipamentos digitais.

Você e sua equipe precisam definir:

  • qual é a necessidade da clínica;
  • qual área será beneficiada com a tecnologia;
  • quais são os objetivos dessa mudança;
  • qual o prazo a ser cumprido;
  • o papel e a responsabilidade de todas as pessoas envolvidas;
  • qual o valor disponível para investir;
  • como será feita uma possível migração de dados.

Depois de planejar esses pontos, pesquise sobre as opções disponíveis no mercado e avalie qual se adéqua melhor à sua clínica. Lembre-se sempre de analisar se o produto ou serviço contratado é confiável, prático, fácil de entender e se a empresa oferece suporte. Depois é só aproveitar!

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!



Autor:

felipelourenco Como implantar inovações tecnológicas na área de saúde?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.