Impacto na cognição infantil do tratamento do hipotireoidismo na gravidez

O hipotireoidismo subclínico tem sido definido pela presença de níveis séricos elevados do hormônio estimulador da tireoide.

O hipotireoidismo subclínico tem sido definido bioquimicamente pela presença de níveis séricos elevados do hormônio estimulador da tireoide em face de concentrações séricas normais dos hormônios tireoidiano.

Segundo dados da literatura, a doença da tireoide subclínica durante a gravidez está associada a efeitos adversos, tanto para a gestante quanto para o feto, incluindo o desenvolvimento neuropsicológico do concepto com repercussões sobre o quociente de inteligência (QI).

Não existe consenso se o tratamento com levotiroxina em mulheres com hipotireoidismo subclínico e hipotiroxinemia durante a gravidez melhora a função cognitiva em seus filhos.

Casey e colaboradores realizaram um ensaio clínico randomizado, placebo-controlado, com o objetivo de avaliar o efeito do rastreamento e substituição de tiroxina durante a gravidez sobre o QI de crianças aos 5 anos de idade. Mulheres com gestação única que apresentaram cuidados pré-natais antes de 20 semanas de gravidez foram convidadas a submeter a triagem da tireoide para avaliar a ocorrência de hipotireoidismo subclínico e hipotiroxinemia. Em ensaios separados para as duas condições, as mulheres foram randomizadas para receber levotiroxina ou placebo.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Um total de 677 mulheres com hipotireoidismo subclínico foi submetida à randomização em média de 16,7 semanas de gestação e 526 com hipotiroxinemia com uma média de 17,8 semanas de gestação. No ensaio de hipotireoidismo subclínico, a mediana do escore de QI das crianças foi 97 (intervalo de confiança de 95% [IC 95%]: 94 a 99) no grupo com levotiroxina e 94 (IC 95%: 92 a 96) no grupo placebo (p=0,71). No estudo de hipotiroxinemia, a mediana do escore de QI foi 94 (IC 95%: 91 a 95) no grupo de levotiroxina e 91 (IC 95%: 89 a 93) no grupo placebo (p=0,30). Em cada ensaio, as pontuações de QI faltaram para 4% das crianças.

O estudo mostrou que o tratamento para hipotireoidismo subclínico ou hipotiroxinemia com início entre 8 e 20 semanas de gestação não apresentou resultados cognitivos melhores em crianças com 5 anos de idade quando comparado a nenhum tratamento para essas condições.

Referência:

  • Casey, B. M., Thom, E. A., Peaceman, A. M., Varner, M. W., Sorokin, Y., Hirtz, D. G., … VanDorsten, J. P. (2017). Treatment of Subclinical Hypothyroidism or Hypothyroxinemia in Pregnancy. New England Journal of Medicine, 376(9), 815–825. https://doi.org/10.1056/NEJMoa1606205

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.