Já conhece a nova vacina contra a Dengue?

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) acaba de liberar a vacina contra o vírus da dengue produzida pelo laboratório francês Sanofi Pasteur para venda no Brasil. A vacina já pode ser comercializada em território nacional, e, em breve, já estará disponível para aplicação por clínicas privadas. Quanto a inclusão da vacina no calendário nacional de imunização …

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) acaba de liberar a vacina contra o vírus da dengue produzida pelo laboratório francês Sanofi Pasteur para venda no Brasil. A vacina já pode ser comercializada em território nacional, e, em breve, já estará disponível para aplicação por clínicas privadas. Quanto a inclusão da vacina no calendário nacional de imunização do SUS ainda teremos que esperar pelo posicionamento do Ministério da Saúde, que está a avaliar os prós e contras da vacina francesa.

Como tudo que há de novo em medicina, surgem diversas perguntas, principalmente por parte dos pacientes, quanto as indicações, contra-indicações, método de administração, frequência e proteção da vacina. Com o intuito de esclarecer nosso público médico e direta ou indiretamente nossos pacientes, organizamos nesta postagem as principais características da vacina, bem como suas limitações e dúvidas:

 

Indicação: Pessoas de 9 a 45 anos de idade. Fora desta faixa etária a eficácia é baixa, e, portanto, não recomendada. Isso não significa que pacientes fora da faixa etária não se beneficiam da vacinação. Visto que a imunização em massa diminuiria muito a circulação do vírus, e, consequentemente, todos seriam beneficiados (basta entender que o mosquito precisa contrair o vírus a partir de um indivíduo doente antes de transmiti-lo a um saudável).

Contra-indicações: Pacientes portadores de imunossupressão e gestantes.

Cobertura: Apresenta cobertura a todos os 4 sorotipos de dengue (1-4). Não apresenta cobertura para outros flavivírus como o Zika e o Chikungunya. Portanto, medidas de combate ao mosquito continuam sendo as mais eficazes.

Administração: Injetável por via subcutânea.

Aplicação: 3 doses com intervalo de 6 meses entre cada uma. Sendo, portanto, necessário cerca de 1 ano para conferir seu potencial total de proteção.

Eficácia: Quando comparada com outras vacinas, como a da febre amarela, sarampo e rubéola, cuja eficácia supera 90%, a Dengvaxia (nome oficial da vacina) apresenta eficácia não muito alta, em torno de 65%, sendo ainda menor para o sorotipo 2 (47%). Apesar da não tão expressiva eficácia, os estudos demonstraram que a principal proteção que a vacina confere é contra os casos graves de dengue, como a febre hemorrágica, diminuindo drasticamente o risco de evolução para o quadro grave.

Custo: A vacina apresenta um custo estimado em R$ 80,00 por dose, mas ainda não sabemos qual será o custo de aplicação nas clínicas particulares, que deve ser superior a este valor. O alto custo e a eficácia limitada são as características que mais pesam contra a adoção da vacina pelo SUS.

Além da vacina francesa, outras vacinas continuam em desenvolvimento, como a vacina brasileira que está em desenvolvimento no Instituto Butantan em São Paulo, ou a vacina da FIOCRUZ-GSK também em fase avançada. Mesmo que a vacina francesa não seja adotada, no momento, podemos ter certeza que estamos mais próximos do controle epidemiológico da doença, e casos graves, como os que causaram mais de 700 mortes no ano passado, se tornarão cada vez mais raros.

 

Referências Bibliográficas:

  • https://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/noticia/2015/12/anvisa-autoriza-uso-de-primeira-vacina-contra-dengue-no-pais-4939686.html
  • https://www.who.int/immunization/research/development/dengue_vaccines/en/

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.