Mantenha-se atualizado! Veja os principais pontos dos últimos guidelines publicados

Com a velocidade das informações, nem sempre é possível se manter atualizado. Separamos os principais pontos das últimas recomendações publicadas.

Com a velocidade das informações, nem sempre é possível se manter atualizado. Para te ajudar nessa tarefa tão importante para o médico, separamos os principais pontos das últimas recomendações publicadas. Veja abaixo:

500x120-rosa

  • Hemotransfusão: AABB

– Recomenda-se dois limites de hemoglobina que indicam transfusão: 7 g/dL em adultos hemodinamicamente estáveis, mesmo em terapia intensiva; e 8 g/dL para pacientes com doença cardiovascular ou em pré-operatório de cirurgia cardíaca ou ortopédica, sendo o alvo limite de hemoglobina de 10 g/dL.
– A transfusão inicial recomendada é de apenas 1 concentrado de hemácias, ao invés de 2 unidades, como habitualmente observado na prática. Estratégia que visa diminuir os riscos de complicações, infecciosas ou não, da hemotransfusão.

Veja mais aqui.

  • HPV: ACIP

– Crianças e adolescentes com 15 anos ou menos, precisam de apenas duas, e não três, doses da vacina contra o HPV.
– Ensaios mostraram que, em crianças nessa faixa etária, duas doses é quase tão eficaz ou melhor que três.
– Além disso, a diretriz recomenda também aumentar o tempo entre as doses: de 1-2 meses para 6-12 meses.
– Para jovens acima de 15 anos, as recomendações anteriores permanecem.

  • Gota: ACP

– Para diagnosticar a gota aguda, médicos devem usar a análise de líquido sinovial quando a articulação pode ser aspirada sem desconforto para paciente, por um profissional experiente, e quando os recursos disponíveis podem detectar cristais de urato.
– Escolher corticosteroides, anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) ou colchicina para tratar pacientes com gota aguda.
– Quando usando colchicina, são recomendadas doses mais baixas (1,2 mg, depois 0,6 mg 1 hora mais tarde), uma vez que são tão eficazes como doses mais elevadas e têm menos efeitos secundários.
– Não iniciar a terapia de redução de urato a longo prazo na maioria dos doentes após um primeiro ataque de gota ou em doentes com ataques infrequentes.
– Discutir benefícios, danos, custos e preferências com os pacientes antes de iniciar o tratamento, incluindo profilaxia concomitante, em indivíduos com ataques recorrentes de gota.

Veja mais aqui.

  • Síndrome de morte súbita e outras mortes infantis relacionadas ao sono: AAP

– Recomenda-se criar um ambiente seguro de sono para reduzir o risco de mortes infantis relacionadas. Entre as medidas estão: uso da posição supina para dormir, uso de uma superfície firme para dormir, quarto compartilhado sem dividir a mesma cama e evitar superaquecimento.
– Especial atenção deve ser dada para os dispositivos que referem reduzir os riscos de morte relacionada ao sono. Até o momento, não existem indicativos da segurança e benefício do uso desses dispositivos.

Veja mais aqui.

250x250-portal

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags