Ministério da Saúde amplia vacinação para 2017, veja as mudanças

O Ministério de Saúde anunciou na última semana importantes mudanças no Calendário de Vacinação para 2017. O público-alvo de seis vacinas foi ampliado.

O Ministério de Saúde anunciou na última semana importantes mudanças no Calendário de Vacinação para 2017. O público-alvo de seis vacinas foi ampliado: tríplice viral, tetra viral, dTpa adulto, HPV, Meningocócica C e hepatite A.

Segundo nota divulgada pelo Ministério, a mudança foi possível graças à economia de mais de R$ 65 milhões, obtida a partir da negociação e redução de até 11% no valor da dose de três vacinas: Hepatite A, HPV e dTpa. Atualmente, 19 vacinas estão disponíveis gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). As mudanças para o calendário desse ano são:

HEPATITE A

Passa a ser disponibilizada para crianças até 5 anos de idade. Antes, a idade máxima era até 2 anos.

TETRA VIRAL (sarampo, caxumba, rubéola e varicela)

Passa a ser administrada de 15 meses até quatro anos de idade. Antes, era administrada na faixa etária de 15 meses a menor de dois anos de idade. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda a vacinação das crianças com a tríplice viral (sarampo, Caxumba e rubéola) aos 12 meses de idade (primeira dose) e aos 15 meses com a tetra viral (segunda dose com a varicela).

HPV

Passa a ser oferecida no esquema básico com duas doses com 6 meses de intervalo em meninas de 9 a 14 anos e meninos de 12 a 13 anosAinda para este ano, a vacina também será oferecida para homens vivendo com HIV e aids entre 9 e 26 anos de idade, e para imunodeprimidos.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

MENINGOCÓCICA C

Passa a disponibilizar a vacina meningocócica C (conjugada) para adolescentes de 12 a 13 anos. A faixa-etária será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos crianças e adolescentes com 9 anos até 13 anos.

dTpa ADULTO

Passa a ser recomendada para as gestantes a partir da 20ª semana de gestação. As mulheres que perderam a oportunidade de serem vacinadas durante a gestação, devem receber uma dose de dTpa no puerpério, o mais precoce possível.

TRÍPLICE VIRAL (sarampo, caxumba e rubéola)

Introdução da segunda dose para a população de 20 a 29 anos de idade. Anteriormente, a segunda dose era administrada até os 19 anos de idade. Deste modo, duas doses contra sarampo, caxumba e rubéola passam a ser disponibilizadas para pessoas de 12 meses até 29 anos de idade. Para os adultos de 30 a 49 anos permanece a indicação de apenas uma dose de tríplice viral.

Veja aqui o Calendário nacional de vacinação do Ministério da Saúde para 2017.

Referências:

  • https://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/agencia-saude/27742-ministerio-da-saude-amplia-vacinacao-em-todas-as-faixas-etarias

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades