Novo surto de H1N1 pode se espalhar no inverno

Um novo surto de H1N1 começa a se espalhar no estado de São Paulo. O estado já possui 280 casos com 38 mortes desencadeadas por complicações respiratórias. Este subtipo do vírus influenza está despertando o alerta dos médicos e secretarias de saúde devido a circulação precoce neste ano. Em 2015 foram 141 casos registrados com …

250-BANNER5Um novo surto de H1N1 começa a se espalhar no estado de São Paulo. O estado já possui 280 casos com 38 mortes desencadeadas por complicações respiratórias. Este subtipo do vírus influenza está despertando o alerta dos médicos e secretarias de saúde devido a circulação precoce neste ano. Em 2015 foram 141 casos registrados com 36 mortes.

Usualmente os surtos de grupe ocorrem entre maio e julho, porém este anos os primeiros casos foram registrados ao final do verão. A principal hipótese é que o vírus tenha sido trazido por brasileiros que viajaram para regiões frias do hemisfério norte, onde o vírus já circula.

Devido ao surto iniciou-se um processo de vacinação extra no interior do estado de São Paulo, onde estão presente a maior parte dos casos de H1N1 registrados este ano. Serão mais de 320 mil pessoas vacinadas em 67 cidades diferentes. O foco da vacinação é a população mais susceptível, como: crianças, gestantes, pacientes com doenças crônicas e idosos.

Leia mais sobre o H1N1 em: Uma técnica avançada para salvar um paciente com gripe suína

A grande preocupação é a disseminação deste surto, tornando-se uma epidemia no inverno, período de maiores aglomerações, e que superlote as emergências públicas e privadas. Desta maneira, diversos hospitais de São Paulo já começam um planejamento para controle do fluxo dos pacientes com suspeitas de estarem infectado pelo vírus H1N1.

O vírus H1N1, um subtipo da Gripe A, causa sintomas comuns semelhantes com os de gripe comum e outras síndrome virais, com o diferencial de apresentar mialgia intensa, cefaleia e coriza. Entretanto, o principal objetivo é impedir o desenvolvimento de complicações sendo a principal a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)

DEFINIÇÃO DE CASO DE SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE (SRAG)

Indivíduo de qualquer idade com doença respiratória aguda caracterizada por febre superior a 38ºC, tosse E dispneia, acompanhada ou não de manifestações gastrointestinais ou dos sinais e sintomas abaixo:

  1. Aumento da frequência respiratória (> 25 IRPM – Incursões Respiratórias por Minuto);
  2. Hipotensão em relação à pressão arterial habitual do paciente;
  3. Em crianças além dos itens acima, observar também: batimentos de asa de nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e inapetência.

Protocolo De Manejo Clínico E Vigilância Epidemiológica Da Influenza – Ministério Da Saúde

Em 2009 houve uma pandemia do vírus, sendo decretado um estado de alerta mundial pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No período entre abril de 2009 e agosto de 2010 ocorreram 18.500 mortes de pacientes com H1N1 em todo o mundo. No Brasil foram diagnosticados 50 mil casos com mais de 2 mil mortes.

Os números deste ano podem ser ainda piores, já que apenas os casos graves, surtos e óbitos são de notificação obrigatória. O movimento do sistema de saúde é para prevenção de casos e evitar o desenvolvimento de casos graves em grupos de risco: crianças de 6 meses a 5 anos, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas, povos indígenas, idosos, funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas ou outras comorbidades clínicas.

500x250-banner1

Referências:

  1. Mary E. Wilson et al. Global Mortality from 2009 Pandemic H1N1 Influenza Lancet Infect Dis 2012 Jun 26. Viboud C and Simonsen L. Lancet Infect Dis 2012 Jun 26.
  2. São Paulo pede para governo federal antecipar vacinação contra a gripe – https://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/03/sao-paulo-pede-para-governo-federal-antecipar-vacinacao-contra-gripe.html

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.