OMS: vacina contra Ebola pode ter ‘até 100% de eficácia’

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos. O surto de Ebola na África Ocidental entre 2013 e 2016 evidenciou a necessidade de desenvolver uma vacina eficaz para seres humanos. A aposta da Organização Mundial de Saúde (OMS) é a vacina rVSV-ZEBOV, de origem canadense, que teve 100% de eficácia em testes na Guiné. Os testes foram feitos nas comunidades de Conakry e oito …

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O surto de Ebola na África Ocidental entre 2013 e 2016 evidenciou a necessidade de desenvolver uma vacina eficaz para seres humanos. A aposta da Organização Mundial de Saúde (OMS) é a vacina rVSV-ZEBOV, de origem canadense, que teve 100% de eficácia em testes na Guiné.

Os testes foram feitos nas comunidades de Conakry e oito províncias vizinhas da Guiné. Os pesquisadores avaliaram a eficácia de uma única dose intramuscular de rVSV-ZEBOV na prevenção da doença do vírus Ebola confirmada laboratorialmente.

Após a confirmação de um caso de Ebola, os pesquisadores listaram uma rede de contatos, incluindo os ausentes no momento da visita da equipe. Em seguida, foi atribuída a vacinação imediata ou tardia (21 dias depois) em todos os indivíduos elegíveis (excluindo mulheres grávidas ou amamentando e indivíduos gravemente doentes). O processo foi realizado nos quase 6 mil casos totais.

A eficácia estimada da vacina foi de 100% ([IC] = 95%, 79,3 – 100; p = 0,0033) nos 10 dias posteriores à administração da dose. Cerca de 50% dos participantes relataram, pelo menos, um evento adverso moderado nos 14 dias após a vacinação: dor de cabeça, fadiga e dor muscular foram os mais notificados neste período em todos os grupos etários.

Veja também: ‘Ebola – o que os médicos precisam saber’

Foram identificados 80 eventos adversos graves, dos quais dois foram considerados relacionados à vacinação (uma reação febril e uma anafilaxia) e um possivelmente relacionado (doença gripal); os três se recuperaram sem sequelas.

Os resultados agregam peso à avaliação de que o rVSV-ZEBOV oferece uma proteção substancial contra o Ebola, sem casos entre os indivíduos vacinados. Os pesquisadores calculam que, no caso de uma epidemia, há 90% de possibilidades de que a vacina seja mais de 80% eficaz.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • Efficacy and effectiveness of an rVSV-vectored vaccine in preventing Ebola virus disease: final results from the Guinea ring vaccination, open-label, cluster-randomised trial (Ebola Ça Suffit!). Henao-Restrepo A Camacho A Longini I Watson C Edmunds W et. al. The Lancet, 2016. DOI: 10.1016/S0140-6736(16)32621-6

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags