Outubro Rosa: quando o risco de linfedema é maior?

Vamos falar hoje sobre uma questão que preocupa muitos pacientes e médicos: quando podemos considerar que não há mais risco para linfedema?

Para dar sequência aos nossos artigos sobre câncer de mama e o Outubro Rosa, vamos falar hoje sobre uma questão que preocupa muitos pacientes e médicos: quando podemos considerar que não há mais risco para linfedema?

500x120-rosa

Para ajudar pacientes e médicos com essa questão, pesquisadores realizaram um grande estudo de coorte para determinar qual é o período de maior risco e quando é seguro dizer que não há mais perigo.

A equipe analisou a incidência cumulativa em 1.495 pacientes, atendidos entre 2005 e 2016 em um programa de rastreio de linfedema.

Veja também ‘Outubro Rosa: revisão dos fatores de risco para o câncer de mama’

Conclusões:

Os pacientes foram divididos em grupos, de acordo com o tratamento para câncer de mama que receberam. Para os participantes que fizeram cirurgia, o tempo que levou para chegar a 5% de incidência cumulativa foi de 32 meses; para o grupo que fez cirurgia + terapia de radiação, o tempo foi de 15 meses (P = 0,02).

Pacientes que receberam radiação de linfonodos regionais atingiram a incidência de 5% em apenas 6 meses vs. 37 meses para aqueles que receberam radiação local (P <0,0001). Segundo os pesquisadores:

  • O linfedema se desenvolve mais cedo em pacientes que recebem radiação, especialmente aqueles que receberam radiação de linfonodo regional.
  • Mesmo assim, foi possível identificar um pico de risco independente do tipo de tratamento de câncer de mama: entre 24 e 36 meses após a terapia.
  • O período de maior risco são os primeiros 3 anos. Se linfedema não se desenvolveu por 5 anos, então a probabilidade de acontecer é mínima.

E mais: ‘ANS propõe novo modelo de atendimento ao câncer’

Linfedema é uma fonte contínua de ansiedade para os sobreviventes do câncer de mama. Os pesquisadores esperam que com os resultados do novo estudo os pacientes possam ter algum alívio de ansiedade a respeito disso. As descobertas também podem influenciar quando os médicos devem chamar os pacientes para acompanhamento.

Esse mês, falaremos mais sobre o câncer de mama e o Outubro Rosa. Fique ligado!

250-BANNER3

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • American Society for Radiation Oncology (ASTRO) 2016 Annual Meeting. Abstract 1101. Presented September 27, 2016.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades