Paciente em choque cardiogênico: o papel do exame físico na avaliação

Choque circulatório pode ser definido como a condição na qual o débito cardíaco (DC) é insuficiente para suprir a demanda de oxigênio e glicose nos tecidos.

Choque circulatório pode ser definido como a condição na qual o débito cardíaco (DC) é insuficiente para suprir a demanda de oxigênio e glicose nos tecidos. Na terapia intensiva moderna crescem os métodos para avaliação direta ou indireta do DC, como o Swan-Ganz, o Vigileo e o PICCO. Contudo, o exame físico continua sendo a ferramenta mais simples, inócua e de baixo custo disponível para avaliação clínica.

Pela sua essência – é antigo e considerado “pedra fundamental” – há poucos estudos estimando a acurácia dos sintomas e sinais na previsão do DC. A melhor utilidade do exame físico não é na estimativa precisa do DC mas sim na avaliação da perfusão, global ou regional.

Os estudos disponíveis na literatura têm resultados controversos entre si e foram bem resumidos no excelente artigo de Hiemstra et al. Ao classificar o DC em três categoria: baixo, normal ou alto, os médicos acertam entre 42-62%, sendo o erro mais comum a superestimativa (31-33% vs 18-23%). Um aspecto curioso é que em cinco de seis estudos, a taxa de acerto no diagnóstico de choque circulatório foi o mesmo entre staffs e residentes!

A hipotensão refratária a volume é um dado fortemente indicativo de má perfusão tecidual. O problema maior está em identificar a má perfusão em pacientes com a PA ainda nos limites normais. Isso é mais comum quando há forte descarga adrenérgica e/ou é um paciente previamente hipertenso, no qual um valor 120/80 pode ser mais de 40 mmHg abaixo do seu usual. O quadro 1 mostra os principais sinais de má perfusão no exame físico em pacientes com PA normal.

Quadro 1. Sinais e sintomas de má perfusão em pacientes com PA na faixa normal.

Enchimento capilar lento Hipotensão postural Livedo
Pele fria Redução pressão pulso Oligúria
Pulso fino / filiforme Taquicardia inapropriada Lactato > 4 mmol/L*

*Apesar de ser um exame complementar, os intensivistas gostam de dizer que a gasometria com lactato é “o quinto sinal vital”, já que é de fácil acesso e baixo custo.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Em um estudo prévio, a combinação de enchimento capilar lentificado (ECT ou, em inglês, CRT – capillary refill time, > 3,5 a 5 seg), pele fria e livedo (mottling) apresentou sensibilidade de 98% para o diagnóstico de choque, mas com apenas 12% de especificidade. O ECT/CRT apresentou, ainda, correlação com mortalidade. Não há um valor de consenso na literatura, sendo sugerido que 3,5 seg representa o percentil 95. O livedo (mottling) é mais nítido na região do joelho e nas pessoas de pele clara. Mesmo em pacientes com uso de vasoconstrictores, a presença de livedo está associada com maior risco de morte. Autores sugerem que a intensidade do livedo possa ser estimada quantitativamente, numa escala de 0 a 5:

0- sem livedo
1- tamanho moeda
2- chega borda superior joelho
3- metade da coxa
4-atinge região inguinal
5-vai além da região inguinal

O choque cardiogênico é o tipo de choque mais facilmente identificável pelo exame físico, pois frequentemente se apresenta com associação de sinais de má perfusão e congestão pulmonar. Estudos na literatura mostram que a taxa de acerto chega a 100% nestes pacientes! O quadro 2 resumo os principais sintomas e sinais de choque circulatório. Como vocês podem observar, a dica está na associação de má perfusão/baixo débito com congestão pulmonar.

Quadro 2. Sinais e sintomas de choque circulatório.

Enchimento capilar lento Desconforto respiratório Turgência jugular patológica
Pele fria Estertores pulmonares Confusão mental ou torpor
Pulso fino / filiforme (inclui pulso parvus et tardus na EA) Ortopneia/DPN e hipoxemia em decúbito Oligúria

Você é médico e quer fazer parte do time de colunistas da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades