Podemos antecipar a resposta aos antidepressivos?

O stress no início da vida (ELS) e a resposta da amígdala aos estímulos estressantes podem ser mecanismos para o desenvolvimento da depressão.

O stress no início da vida (ELS) e a resposta da amígdala aos estímulos estressantes podem ser mecanismos para o desenvolvimento da depressão. Pensando nisso, pesquisadores levantaram a seguinte hipótese: “É possível prever a resposta aos antidepressivos, a partir desses dois indicadores?”.

500x120-rosa

Para avaliar se a interação da responsividade da amígdala basal e histórico de ELS tem relação com a resposta aos antidepressivos, pesquisadores analisaram dados do estudo internacional iSPOT-D. O ELS foi determinado numa escala de avaliação, e a responsividade da amígdala a rostos felizes ou temerosos em comparação com faces neutras foi medida na ressonância magnética funcional.

A amostra analisada foi de 70 indivíduos com depressão, divididos pela história de ELS e estado de remissão funcional. Os pacientes foram randomizados para escitalopram (dose média: 10,2 mg), sertralina (dose média: 59,5 mg) ou venlafaxina (dose média: 90,0 mg). Não houve relação entre resposta e antidepressivo ou dose.

Os modelos de predição foram a reatividade da amígdala a rostos felizes × ELS, reatividade a faces temerosas × ELS, e um modelo combinando ELS com ambas as medidas de reatividade. O modelo combinado apresentou sensibilidade de 89% e especificidade de 88% na determinação da resposta à terapia antidepressiva. Baixa ELS e hiporeatividade da amígdala para rostos felizes e temerosos ou alto ELS e resposta a faces felizes (recompensa social) foram associados com melhor resposta aos antidepressivos.

Uma análisa cuidadosa da história do stress no início da vida é essencial em avaliações de pacientes deprimidos. Os médicos devem reconhecer que tanto o ELS quanto a resposta às recompensas sociais podem ajudar a prever o resultado.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

250-BANNER6

Referências:

  • Human amygdala engagement moderated by early life stress exposure is a biobehavioral target for predicting recovery on antidepressants. Proc Natl Acad Sci U S A 2016 Oct 18; 113:11955. https://dx.doi.org/10.1073/pnas.1606671113
  • https://www.jwatch.org/na42559/2016/10/28/can-we-predict-response-antidepressants

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.