Prevenindo o burnout médico: o que funciona?

Estima-se que o burnout, também conhecido como síndrome do esgotamento profissional, afete cerca de metade dos médicos brasileiros.

Estima-se que o burnout, também conhecido como síndrome do esgotamento profissional, afete mais da metade dos médicos brasileiros. Tornou-se tão comum que toda uma literatura acadêmica surgiu para formalizar métodos de avaliação e tratamento. Mas o que realmente funciona?

500x120

Pesquisadores americanos fizeram uma meta-análise desta literatura para esclarecer se as atuais opções de tratamento realmente funcionam. Eles avaliaram mais de 2.500 estudos publicados até o início de 2016. Apenas 52, com cerca de 3.600 residentes e médicos que participaram de intervenções, preencheram critérios metodológicos (15 ensaios randomizados controlados e 37 estudos de coorte).

As intervenções variaram de modificações no emprego (por exemplo, mudanças de programação) à sessões individuais de treinamento em habilidades de gerenciamento e comunicação de estresse.

Veja também: ‘Não deixe o burnout derrubar você’

A meta-análise revelou que a prevalência global de burnout diminuiu significativamente entre os participantes do estudo, de 54% para 44%. Foram também confirmadas alterações significativas na gravidade dos sintomas (por exemplo, despersonalização, exaustão emocional). Nenhuma intervenção específica pareceu mais bem sucedida do que qualquer outra.

A literatura indica que tanto as estratégias focadas individualmente e estruturalmente quanto as organizacionais podem resultar em reduções clinicamente significativas no esgotamento entre os médicos.

250-BANNER3

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • West CP et al. Interventions to prevent and reduce physician burnout: A systematic review and meta-analysis. Lancet 2016 Sep 28; https://dx.doi.org/10.1016/S0140-6736(16)31279-X
  • Epstein RM and Privitera MR.Doing something about physician burnout. Lancet 2016 Sep 28; https://dx.doi.org/10.1016/S0140-6736(16)31332-0
  • https://www.jwatch.org/na42461/2016/10/25/preventing-physician-burnout-what-works

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags