Risco de doença cardiovascular em pacientes com sarcoidose: devemos nos preocupar?

Uma maior incidência de doenças cardiovasculares é observada em doenças inflamatórias crônicas. No entanto, os dados sobre a sarcoidose são limitados.

A doença cardiovascular é uma das principais causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo. Uma maior incidência de doenças cardiovasculares é observada em várias doenças inflamatórias crônicas. No entanto, os dados sobre a sarcoidose são limitados.

A sarcoidose é doença inflamatória sistêmica, de etiologia desconhecida, em que granulomas epitelióides não caseosos são encontrados nos órgãos acometidos. Sua prevalência e manifestações clínicas variam entre diferentes populações. O curso clínico pode variar de um processo autolimitado agudo a disfunção progressiva de órgãos com morbidade e mortalidade significativas. Os pacientes com sarcoidose também podem apresentar um maior risco de doença cardiovascular.

Em um estudo conduzido nos Estados Unidos, 345 pacientes com sarcoidose incidente durante 1976-2013 foram identificados. Registros médicos foram revisados para doença cardiovascular, incluindo doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca congestiva, fibrilação atrial, acidente vascular cerebral, ataque isquêmico transitório, doença arterial periférica e aneurisma de aorta abdominal.

Para cada paciente, um comparador sem sarcoidose no momento do diagnóstico de sarcoidose do paciente foi selecionado aleatoriamente e foi atribuída uma data índice que correspondeu à data de incidência da sarcoidose. Os critérios de pareamento foram idade similar (± 3 anos) e mesmo sexo.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

A média de duração do acompanhamento foi de 15,1 e 16,8 anos para os casos e comparadores, respectivamente. A prevalência de doença cardiovascular antes da data índice não foi diferente entre os grupos.

Ajustando-se à idade e sexo, o risco de doença cardiovascular incidente após a data índice foi significativamente elevado entre os pacientes com sarcoidose (hazard ratio: 1,57; intervalo de confiança [IC] de 95%: 1,15-2,16). O ajuste para fatores de risco cardiovasculares produziu um hazard ratio ajustado de 1,65 (IC 95%: 1,08-2,53). Também foi observado um aumento significativo do risco para vários tipos de doenças cardiovasculares, incluindo doença arterial coronária, insuficiência cardíaca congestiva, fibrilação atrial e acidente vascular cerebral.

Dessa forma, o estudo demostrou um aumento da incidência de doença cardiovascular entre os pacientes com sarcoidose.

Referências:

  • Ungprasert P, Crowson CS, Matteson EL. Risk of cardiovascular disease among patients with sarcoidosis : a population-based retrospective cohort study , 1976 – 2013. Eur Respir J [Internet]. 2017;49:1–7. Available from: https://dx.doi.org/10.1183/13993003.01290-2016

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades