Um novo antibiótico contra infecções intra-abdominais está a caminho!

Pesquisadores compararam a eficácia do eravacycline, novo antibiótico para infecções intra-abdominais complicadas, com o conhecido ertapeném.

Na fase final de estudos, pesquisadores compararam a eficácia do Eravaciclina, novo antibiótico para infecções intra-abdominais complicadas, com o conhecido ertapeném.

A Eravaciclina, em desenvolvimento para tratar da necessidade urgente de novos agentes antimicrobianos, é um análogo de tetraciclina sintético concebido para ser ativo contra bactérias gram-negativas, gram-positivas e facultativas clinicamente importantes.

Neste novo estudo fase III, internacional e multicêntrico, financiado pelo próprio fabricante, 541 pacientes foram incluídos; destes, 270 receberam Eravaciclina (1 mg/kg a cada 12 horas por via venosa) e 271 ertapeném (1g a cada 24 horas por via intravenosa). As infecções mais comuns foram abscesso intra-abdominal (42%) e peritonite (33%); apendicite complicada ocorreu em 31% dos participantes.

Veja também: ‘4 mitos sobre o antibiótico’

As taxas globais de cura clínica foram 87% no grupo Eravaciclinae e 89% no ertapeném. Para os pacientes com dados microbiológicos disponíveis, as taxas foram de 91% e 95%, respectivamente. Embora a probabilidade de eventos adversos graves ou com risco de vida tenha sido similarmente baixa em ambos os grupos, náuseas (8,1% vs. 0,7%) e flebite (3,0% vs. 0,4%) foram mais comuns com Eravaciclina.

Os resultados mostram que a eficácia, a atividade microbiológica e a segurança da do Eravaciclina apoiam um perfil risco-benefício positivo para o tratamento de infecções intra-abdominais complicadas e são comparáveis com o já conhecido ertapeném. O novo antibiótico segue nas fases finais de teste.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

 

  • Solomkin J et al. Assessing the efficacy and safety of eravacycline vs ertapenem in complicated intra-abdominal infections in the investigating gram-negative infections treated with eravacycline (IGNITE 1) trial: A randomized clinical trial. JAMA Surg 2016 Nov 16 (https://dx.doi.org/10.1001/jamasurg.2016.4237)
  • https://www.jwatch.org/na42912/2016/12/01/eravacycline-new-weapon-against-complicated-intra?query=etoc_jwem&jwd=000020039906&jspc=IM

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.