Urgente! Tratamento para hepatite C pode causar recorrência de hepatite B

Os antivirais de ação direta liberados para o tratamento da hepatite C, a partir de agora, receberão um aviso de risco de reativação de hepatite B.

A eficácia do novo tratamento para hepatite C disponível pelo SUS é muito bem conhecida e foi motivo de muita comemoração na comunidade da hepatologia nos últimos anos. No entanto, relatos de caso recentes têm colocado em risco a segurança do uso destas medicações. Os antivirais de ação direta liberados para o tratamento da hepatite C, a partir de agora, receberão um aviso de risco de reativação de hepatite B, segundo nova determinação do Food and Drugs Administrarion (FDA) nos Estados Unidos.

500x120-usuarios

O órgão de fiscalização americano determinou a colocação do aviso com base em seguidos relatos de reativação de hepatite B em pacientes em uso destes antivirais para o tratamento da hepatite C. Dentre os medicamentos antivirais listados, encontra-se o sofosbuvir e o simeprevir, ambos incluídos nos protocolos do Ministério da Saúde do Brasil para tratamento da hepatite C pelo SUS.

A recomendação é que os médicos façam um rastreio em busca de infecção atual ou prévia pelo vírus da hepatite B antes de iniciar o tratamento da hepatite C, e que a reativação da hepatite B seja rastreada durante e após o término do tratamento.

Até o presente momento, não há nenhuma recomendação quanto a interrupção do tratamento, apenas quanto ao seu monitoramento. Foram relatados 24 pacientes coinfectados que sofreram reativação da doença, sendo que dois destes morreram e um foi submetido a transplante hepático. Portanto, embora infrequente, a reativação pode ser fatal numa minoria dos casos.

Acredita-se que esta complicação do tratamento não tenha sido revelada nos ensaios clínicos com as drogas pelo simples fato destes estudos terem excluído pacientes com co-infecção hepatite B + C. O FDA mantém um canal aberto para a comunicação de efeitos adversos do medicamento tanto por médicos quanto por pacientes, através de seu serviço: MedWatch: www.fda.gov/MedWatch/report.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências Bibliográficas:

  • FDA: Direct-Acting Antiviral sfor Hepatitis C: Drug Safety Communication – Risk of Hepatitis B Reactivating: https://www.fda.gov/Safety/MedWatch/SafetyInformation/SafetyAlertsforHumanMedicalProducts/ucm523690.htm

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.