Urticária: adição de prednisona à terapia anti-histamínica acelera resolução?

A urticária é uma irritação cutânea caracterizada por lesões avermelhadas que aparecem na pele e coçam muito. Aparecem geralmente em surtos.

A urticária é uma irritação cutânea caracterizada por lesões avermelhadas que aparecem na pele e coçam muito. Aparecem em surtos, podendo surgir em qualquer período do dia ou da noite, durando horas e desaparecendo sem deixar marcas na pele. É uma causa relativamente comum de consulta e representa 7% a 35% das condições dermatológicas nos departamentos de emergência.

O tratamento da urticária pode ser realizado por mecanismos não farmacológicos e intervenções medicamentosas, sendo considerado eficaz quando o paciente fica completamente livre dos sinais e sintomas da doença. O papel dos corticosteroides na urticária não é bem estabelecido até o momento.

pilulas de medicamentos

Terapia anti-histamínica na urticária

Recentemente, um ensaio clínico randomizado duplo-cego foi publicado no Annals of Emergency Medicine para responder a seguinte pergunta: a adição de prednisona à terapia anti-histamínica acelera a resolução de coceira na urticária simples? O estudo avaliou a eficácia de prednisona adicionado ao anti-histamínico em um período de quatro dias para o manejo da urticária aguda.

O desfecho primário foi o alívio da coceira em 2 dias após a visita ao departamento de emergência, avaliado em uma escala numérica de 0 a 10. Resolução precipitada, recidivas e eventos adversos também foram analisados.

Foram incluídos pacientes com idade ≥ 18 anos e urticária aguda com duração não superior a 24 horas. Pacientes com anafilaxia ou que receberam anti-histamínicos ou glicocorticoides durante os 5 dias anteriores ao início do estudo não foram incluídos.

Veja também: ‘Corticosteroides: poucos dias de uso já podem aumentar risco de sepse?’

Além da levocetirizina (5 mg por via oral durante 5 dias), os pacientes foram submetidos a receber prednisona (40 mg por via oral por 4 dias) ou placebo. No total, foram incluídos 100 pacientes, 50 em cada grupo. Sete pacientes do grupo prednisona e 8 no grupo placebo mostraram adesão insuficiente e descontinuaram o tratamento, principalmente porque não apresentaram melhora. As medianas das pontuações de coceira no início do estudo foram 7 (intervalo interquartil: 5 a 8) tanto para o grupo placebo quanto para o grupo prednisona.

Resultados

Ambos os tratamentos se mostraram eficazes, com cessação dos sintomas em 2 dias na maioria dos pacientes. No seguimento de 2 dias, 62% dos pacientes do grupo prednisona apresentaram pontuação de coceira de 0 versus 76% do grupo placebo (diferença; 14%; intervalo de confiança [IC] de 95%: -31% a 4%).

Quinze pacientes (30%) no grupo prednisona e 12 pacientes (24%) no grupo placebo relataram uma ou mais recidivas. A maioria dessas recidivas (89%) ocorreu durante os primeiros 5 dias do protocolo.

Os eventos adversos leves foram relatados em 12% e 14% dos pacientes no grupo prednisona e placebo, respectivamente. Os mais comuns foram fadiga, sedação, insônia e dispepsia. Nenhum evento adverso sério foi relatado.

Com base nos resultados do estudo, conclui-se que a adição de um corticosteroide à terapia anti-histamínica para urticária parece desnecessária, não melhorando a resposta sintomática e clínica do paciente. A erupção cutânea foi resolvida na maioria dos pacientes no grupo prednisona e no grupo placebo após 2 dias de tratamento.

Mais condutas no manejo da urticária você encontra no Whitebook. Clique aqui e baixe grátis!

Referência:

  • Barniol C, Dehours E, Mallet J, Houze-Cerfon C-H, Lauque D, Charpentier S. Levocetirizine and Prednisone Are Not Superior to Levocetirizine Alone for the Treatment of Acute Urticaria: A Randomized Double-Blind Clinical Trial. Ann Emerg Med. 2017 May 2. pii: S0196-0644(17)30264-0. doi: 10.1016/j.annemergmed.2017.03.006.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades