Usar jaleco branco faz diferença?

Aparentemente sim. Uma pesquisa realizada na University of Miami Miller School of Medicine, Florida, e publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA Dermatology), apontou que pacientes preferem médicos com boa aparência e usando jaleco branco, principalmente entre dermatologistas. O estudo relata ainda que pacientes e médico constroem rapidamente opinião um sobre o outro no …

Aparentemente sim. Uma pesquisa realizada na University of Miami Miller School of Medicine, Florida, e publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA Dermatology), apontou que pacientes preferem médicos com boa aparência e usando jaleco branco, principalmente entre dermatologistas.

O estudo relata ainda que pacientes e médico constroem rapidamente opinião um sobre o outro no inicio da primeira consulta, e que isto influenciará em todo relacionamento médico-paciente.

A pesquisa ainda apontou que a percepção do paciente sobre o conhecimento técnico e habilidades do médico é influenciada pela aparência física. Inclusive demonstrou-se que em outras áreas, este tipo de percepção, afeta inclusive o desfecho do paciente quando falamos de qualidade de vida, depressão, níveis de colesterol, hipertensão e hemoglobina A1C.

Segundo os autores da pesquisa, esta percepção é baseada na vestimenta do médico e, desta maneira, é possível que o traje do médico possa afetar nos resultados do paciente.

Leia também:

A pesquisa avaliou 255 pacientes de dermatológicos, mostrando para cada um destes uma série de fotos que contava com médicos e médicas, brancos e negros, em quatro vestimentas diferentes: traje de negócios (terno e gravata), traje profissional (jaleco branco e gravata), traje cirúrgico e casual (camiseta e jeans). Cada uma das séries apresentava o médico ou médica nos 4 trajes simultaneamente. Em seguida os pacientes foram indicados a responder qual médico preferiam em resposta a várias perguntas.

Avaliando todas as respostas, 73% dos pacientes preferiram o traje profissional, 19% o traje cirúrgico, 6% o traje de negócios e 2% o traje casual. O traje cirúrgico foi preferido ao profissional nos casos de situação de emergência (49% vs. 47%; P <0.001).

E mais: ‘Jaleco e infecções hospitalares: uma preocupação exagerada?’

A conclusão do estudo apontou que pacientes dermatológicos preferem médicos em roupa profissional, a qualquer outro tipo de roupa, e que pacientes tiram conclusões sobre o seu médico com muito pouca interação. Assim, esta primeira percepção influenciaria como os pacientes interpretarão e aceitarão as recomendações médicas.

A aderência ao tratamento é um dos grandes desafios do século XXI. Uma boa relação médico paciente é fundamental para o sucesso do tratamento, e a confiança estabelecida de ambos os lados rege o comportamento durante o diagnóstico e terapêutica.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

banner

Referências bibliográficas:

  • Patient Preference in Dermatologist Attire in the Medical, Surgical, and Wound Care Settings –  JAMA Dermatol. Published online June 01, 2016. doi:10.1001/jamadermatol.2016.1186

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.