Uso ilícito de esteroides androgênicos anabólicos: quais são os danos cardíacos?

Gostou de ouvir essa notícia em áudio? Clique aqui e responda nossa pesquisa. Os esteroides androgênicos anabólicos (EAA ou AAS – do inglês anabolican drogenic steroids) são um grupo de compostos naturais e sintéticos formados pela testosterona e seus derivados. Atualmente, estão sendo empregados de forma abusiva e indiscriminada para melhora da performance esportiva e estética. Sua incidência …

Gostou de ouvir essa notícia em áudio? Clique aqui e responda nossa pesquisa.

Os esteroides androgênicos anabólicos (EAA ou AAS – do inglês anabolican drogenic steroids) são um grupo de compostos naturais e sintéticos formados pela testosterona e seus derivados. Atualmente, estão sendo empregados de forma abusiva e indiscriminada para melhora da performance esportiva e estética. Sua incidência parece ter aumentado consideravelmente nos últimos anos, e o maior consumo ocorre entre indivíduos do sexo masculino.

Os efeitos adversos do uso ilícito de AAS em longo prazo não estão bem esclarecidos. A literatura crescente, amplamente composta por relatos de casos e pequenos estudos observacionais, sugere que o uso de AAS pode causar doenças cardiovasculares.

Recentemente, um estudo observacional publicado no Circulation foi realizado com o intuito de verificar a associação entre a exposição de AAS e doenças cardiovasculares. Foram analisados 140 homens halterofilistas entre 34 e 54 anos de idade, contemplando 86 homens que relataram ≥2 anos de uso acumulado de AAS ao longo da vida e 54 homens sem uso. Entre os usuários dos AAS, 58 (67%) estavam utilizando AAS e 28 (33%) não estavam utilizando no momento da avaliação.

Os usuários de AAS e os não usuários foram semelhantes na maioria das características, entretanto os usuários apresentaram índice de massa corporal e índice de massa livre de gordura, consistente com os efeitos conhecidos dos AAS.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Entre as características cardiometabólicas, os usuários de AAS apresentaram maior pressão arterial e maior prevalência de dislipidemia em comparação com os não usuários.

Na avaliação da estrutura e função cardíaca, os usuários de AAS demonstraram uma redução da função sistólica do ventrículo esquerdo (média ± desvio padrão [DP], fração de ejeção do ventrículo esquerdo [FEVE] = 52 ± 11% versus 63 ± 8%; p<0,001) e função diastólica (velocidade de relaxamento = 9,3 ± 2,4 cm/segundo versus 11,1 ± 2,0 cm/segundo; p<0,001) em comparação com os não usuários.

Os usuários que estavam utilizando AAS no momento da avaliação (n=58) apresentaram redução significativa da função sistólica do ventrículo esquerdo(FEVE = 49 ± 10% versus 58 ± 10%; p<0,001) e função diastólica (velocidade de relaxamento = 8,9 ± 2,4 cm/segundo versus 10,1 ± 2,4 cm/segundo, p=0,035) em comparação com os usuários não faziam uso de AASno momento da avaliação (n=28).

Adicionalmente, os usuários de AAS demonstraram maior volume de placa coronariana do que não usuários (mediana [intervalo interquartil]: 3 [0, 174] mLversus 0 [0, 69] mL3; p=0,012).

Com base nesses resultados, o estudo concluiu que o uso prolongado de AAS parece estar associado a disfunção do ventrículo esquerdo e doença arterial coronariana precoce. Essas descobertas podem alertar as iniciativas de saúde pública para reduzir a exposição aos medicamentos e fornecer aos clínicos informações que se traduzam em melhor atendimento ao paciente.

Veja também: ‘Uso de anabolizantes afeta estrutura do cérebro; saiba como orientar seu paciente’

JulianaFestadeVasconcellos Riscos e benefícios do tratamento com clopidogrel e aspirina após AVCI menor ou AIT

250x250-portal Riscos e benefícios do tratamento com clopidogrel e aspirina após AVCI menor ou AIT

Referências:

  • Baggish AL, Weiner RB, Kanayama G, Hudson JI, Lu MT, Hoffmann U, et al. Cardiovascular Toxicity of Illicit Anabolic-Androgenic Steroid UseClinical Perspective. Circulation [Internet]. 2017;135(21):1991–2002. Available from: https://circ.ahajournals.org/content/135/21/1991.full?ijkey=9BGhjmJafew2GqZ&keytype=ref

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades