Você sabe o que é disease mongering?

Descobertas médicas andam lado a lado com novas inovações da indústria farmacêutica. Como patrocinadoras de pesquisas, elas conseguem grande influência no meio.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Descobertas médicas andam lado a lado com novas inovações da indústria farmacêutica. Como patrocinadoras de pesquisas, elas conseguem grande influência no meio e, não à toa, estão entre as empresas mais influentes do mundo.

Entretanto, maior do que o gasto com pesquisas, é o gasto com publicidade. Propagandas das indústrias farmacêuticas consomem o dobro do investimento feito em pesquisas. Presentes dos congressos médicos à porta de nossos consultórios, é inevitável o modo como suas estratégias de marketing podem influenciar no nosso trabalho.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

No começo da década passada começou a ser questionado se a pressão da indústria farmacêutica poderia estar influenciando nosso trabalho, tornando indivíduos saudáveis em doentes a serem medicalizados. É a criação de doenças, o disease mongering.

Após publicidade para público médico e leigo, disfunções acabam sendo sobrediagnosticadas, o que leva à medicalização de um público muito maior do que o de verdadeiros portadores dessas disfunções. São exemplos, hipofunção sexual masculina (caracterizada ereções menos duradouras), déficit de atenção e redução da libido após a menopausa.

O papel do médico é guiar os pacientes para diagnosticar quando realmente há uma disfunção passível de ser medicada e quando o que estamos diante é uma variação da normalidade. Devemos estar atentos para promover um cuidado integral, o que inclui, certamente, protege-los de serem taxados com doenças que não possuem.

Veja também: ‘Publicidade médica: o que devemos ter em mente’

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.