17 de novembro: Dia Mundial da Prematuridade

No dia 17 de novembro, comemoramos o Dia Mundial da Prematuridade, data escolhida por um dos fundadores da EFCNI.

No dia 17 de novembro, comemoramos o Dia Mundial da Prematuridade, data escolhida por um dos fundadores da European Foundation for the Care of Newborn Infants (EFCNI), o senhor Jürgen Popp, que perdeu seus trigêmeos prematuros e, após, tornou-se pai de uma menina nascida em 17 de novembro de 2008.

A partir de então, o mês de novembro passou a ser considerado o mês internacional de sensibilização para a prematuridade, com o intuito de alertar, prevenir e conscientizar a família sobre o nascimento antecipado. Trazendo consequências como atraso no desenvolvimento, doenças pulmonares crônicas, déficit motor, dentre outras.

dia mundial da prematuridade

Prematuridade

No Brasil, em 2014, foi criada a ONG Prematuridade.com , com o intuito de ajudar pais, familiares e amigos desses recém-nascidos.

A cor escolhida para o Novembro Roxo simboliza sensibilidade e individualidade, duas características muito presentes em bebês prematuros. E o roxo também significa transmutação, a capacidade de mudar para melhor.

Neste ano, a campanha foca na separação zero, para manter pais e bebês juntos durante a internação hospitalar, com a mãe permanecendo em tempo integral para contato contínuo com seu filho e o pai tendo acesso livre ao local onde o bebê está internado.

Leia mais: Novembro roxo: Dia Mundial da Prematuridade

O tema é de extrema relevância: no mundo todo, 1 a cada 10 recém-nascidos são prematuros, e esse número tende aumentar, aumentando também as chances de atraso de desenvolvimento, déficits motores, autismo e doenças cardiovasculares e respiratórias.

Dessa forma, conscientizar a população dos riscos do parto prematuro, seus direitos e deveres é de extrema importância.

Quer segurança na hora da decisão clínica? A Med Friday do Whitebook é a oportunidade de você dar um grande passo em sua carreira! Assine com desconto o aplicativo médico que tem todas as respostas que você precisa, a um toque de distância!

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades