1º hospital virtual usa a Telemedicina para cuidar dos pacientes

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Um hospital nos Estados Unidos quer oferecer o melhor atendimento possível para seus pacientes, garantindo que eles não precisem ir até lá. Essa é a proposta do 1º hospital virtual do país, que conta com a tecnologia para cuidar das pessoas à distância.

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O Mercy Hospital inaugurou o Mercy Virtual Care Center, uma instalação de 54 milhões de dólares, sem nenhum leito, que pratica a Telemedicina. O objetivo é oferecer atendimento de qualidade, sem que os pacientes tenham que fazer várias viagens desnecessárias ao hospital por causa de doenças e condições que poderiam ser tratadas em casa.

O que é Telemedicina?

A Telemedicina abrange toda a prática médica realizada à distância. São serviços de saúde oferecidos nos casos em que a distância é um fator crítico. Profissionais da área usam tecnologias de informação e comunicação para a troca de informações.

Como funciona?

A consulta é feita através de chamadas de vídeo com uso de câmeras de duas vias: o médico vê o paciente, o paciente vê o médico. O profissional de saúde também pode monitorar os sinais vitais do paciente, através de sensores ligados a um aparelho móvel.

Os pacientes que se sentirem mal o suficiente para justificar uma ida ao hospital, podem ligar para agendar uma consulta.

O centro já lançou um projeto piloto para coordenar os cuidados em pacientes com múltiplas doenças crônicas, que requerem consultas de acompanhamento regulares. Semanalmente, profissionais de saúde entram em contato com esses pacientes e fazem perguntas padrões sobre sua saúde.

Caso o paciente relate algum desconforto, os médicos analisam os sintomas e sinais vitais pela chamada de vídeo, para decidir se outra intervenção médica é necessária.

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Os desafios

Alguns pacientes podem achar difícil ultrapassar a “barreira” da tecnologia, principalmente os mais velhos que não dominam noções básicas de internet.

Além disso, a consulta depende de uma boa conexão com a Internet, o que seria um problema em países com o Brasil, por exemplo, onde a rede não chega para todos.

Aberto desde outubro de 2015, o Mercy Virtual Care Center já trouxe um impacto positivo para o hospital: atendimentos e internações diminuiriam em 33%.

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Referências:

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