Obesidade infantil: orientações para atividade física na infância e adolescência

Estudos indicam que praticar atividade física durante a infância e a adolescência pode ajudar a prevenir e/ou tratar a obesidade.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Nos últimos 20 anos, tem-se observado um aumento da prevalência de obesidade infantil, que está estritamente relacionado com mudanças no estilo de vida, inatividade física e nos hábitos alimentares. Jovens obesos têm maior probabilidade de desenvolver diabetes, hipertensão, entre outras doenças que afetam a qualidade de vida.

Estudos indicam que praticar atividade física durante a infância e a adolescência pode ajudar a prevenir e/ou tratar a obesidade. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) elaborou um manual com orientações para a promoção da atividade física na infância e adolescência. Veja abaixo os keypoints de como orientar seus pacientes.

obesidade infantil

Recomendação Geral

Praticar atividade física todos os dias é fundamental para a promoção da saúde integral de crianças e adolescentes. As atividades devem ser prazerosas e adequadas ao estado de crescimento e desenvolvimento do paciente.

– 0 a 2 anos de idade

  • Bebês devem ser incentivados a serem ativos, mesmo que por curtos períodos, várias vezes ao dia.
  • Recomenda-se que o tempo em frente à tela (TV, tablet, celular, jogos eletrônicos) seja zero.
  • Permanecer em comportamentos sedentários (muito pouco movimento físico, como passear de carro ou ficar no carrinho) por longos períodos não é benéfico para a saúde e para o desenvolvimento da criança e deve ser evitado.

VOCÊ SABIA? Cuidado paterno diminui em 33% a obesidade infantil

– 3 a 5 anos de idade

  • Fazer, pelo menos, 180 minutos de atividade física ao longo do dia de qualquer intensidade. Brincadeiras ativas como andar de bicicleta, atividades na água, jogos de perseguir e com bola são as maneiras recomendadas para essa faixa etária. Atividades físicas estruturadas (natação, danças, lutas, etc) também podem ser incluídas.
  • Recomenda-se que o tempo em frente à tela seja limitado em 2 horas por dia.
  • Comportamentos sedentários devem ser fortemente evitados.

– 6 a 19 anos de idade

  • Fazer, pelo menos, 60 minutos de atividades físicas todos os dias de intensidade moderada a vigorosa (pedalar, nadar, correr, saltar, etc).
  • Praticar atividade física por mais que 60 minutos fornece benefícios adicionais para a saúde.
  • Atividades de intensidade vigorosa devem ser realizadas em, pelo menos, três dias por semana. Atividades de flexibilidade devem ser realizadas, pelo menos, três vezes por semana.
  • Recomenda-se que o tempo em frente à tela seja limitado em 2 horas por dia. Este limite não deve levar em consideração o tempo destinado para realização de tarefas escolares.
  • Comportamentos sedentários devem ser fortemente evitados.

LEIA TAMBÉM: Obesidade na juventude aumenta risco de câncer colorretal?

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades