2020 pode ser oficializado como o Ano Mundial da Enfermagem

A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu que 2020 pode ser “O Ano da Enfermagem”, o anúncio foi realizado pelo diretor geral da instituição.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Depois de serem apontados como os profissionais mais éticos pela 17ª vez consecutiva, os enfermeiros conquistaram mais um reconhecimento internacional. A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu que 2020 pode ser instaurado como “O Ano da Enfermagem”, o anúncio foi realizado em janeiro pelo diretor geral da instituição Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Durante o Conselho Internacional de Enfermagem (ICN), realizado no fim de janeiro em Genebra, na Suíça, Ghebreyesus disse que o papel que os enfermeiros exercem na saúde e no bem-estar geral da população é de extrema importância. “O ano de 2020 poderia ser confirmado como o ano da enfermagem, pois o papel dos enfermeiros e enfermeiras é de extrema importância para alcançar a Cobertura Universal dos Cuidados em Saúde. Já iniciamos uma campanha e estamos discutindo temas importantes para que isto aconteça. E essa campanha não é só para enfermeiros, pois o objetivo principal é mobilizar todos globalmente para nos ajudar nesta causa”, disse o diretor geral da OMS.

Leia maisEnfermeiros estão entre profissionais com mais problemas de saúde mental

O executivo afirmou que o reconhecimento dos enfermeiros em 2020 não é nada mais do que um mérito por causa dos esforços desses profissionais na manutenção e garantia ao acesso de todos à saúde. “Como sabemos, a enfermagem, principalmente nos países mais pobres, é a ponte entre a comunidade e as instituições de saúde. E a atuação dos enfermeiros é crucial, em especial os que estão na linha de frente na lida com a população. Sem menosprezar o trabalho de médicos e de outros profissionais de saúde, temos que dar o devido reconhecimento aos enfermeiros e parteiros,” declarou Ghebreyesu.

Para oficializar a data, a proposta deve ser encaminhada para discussão no World Health Assembly, evento a ser realizado em maio deste ano.

Quer ter mais segurança na sua prática profissional? Acesse o Nursebook, o 1º aplicativo exclusivo para enfermeiros!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags