3 pilares do atendimento pré-hospitalar às vítimas de trauma [ABRAMEDE 2018]

O atendimento atendimento pré-hospitalar é uma das etapas essenciais no salvamento do paciente. Garantir boa infraestrutura nesta fase é um dos desafios da saúde no Brasil.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O atendimento emergencial é uma das etapas essenciais no salvamento do paciente. Garantir boa infraestrutura nesta fase é um dos desafios da saúde no Brasil, principalmente em se tratando de vítimas de trauma, por exemplo. Este é o tema da palestra “Quais as melhores estratégias de cuidado ao paciente traumatizado pré-cirúrgico”, da moderadora Lilian Frustockl.

O atendimento pré-hospitalar de qualidade requer planejamento constante, permanente e dinâmico. A melhor estratégia no amparo ao paciente emergencial é baseada em três pilares: a) estrutura adequada para receber os indivíduos que sofreram trauma; b) processos assistenciais bem definidos; c) melhores práticas médicas focadas em tomadas de decisão.

Uma boa infraestrutura compreende espaço físico adequado, materiais na quantidade e variedade corretas para os procedimentos necessários, além de equipamentos em condições de funcionamento favoráveis e que atendam às demandas hospitalares. A sala de trauma, por exemplo, deve preferencialmente estar próxima ao banco de sangue, da radiologia e do centro cirúrgico.

O hospital deve dispor de kits especiais para intervenções como toracocentese, traqueostomia e etc. Deve ser realizado também um check-list diário dos materiais e equipamentos da sala para gerenciar a quantidade e identificar se há escassez de determinado material ou verificar o estado de manutenção dos dispositivos hospitalares. Os profissionais de saúde precisam receber educação continuada no intuito de atualizar conhecimentos, por meio de participação em congressos e realização de cursos voltados para o atendimento emergencial como o ATLS, ATCN e o PHTLS.

O atendimento emergencial no pré-hospitalar deve conter processos bem definidos, que passam por avaliação inicial do paciente e sua consequente avaliação de risco. Caso o paciente traumatizado precise de reanimação, o método recomendado pela ATLS é o ABCDE do trauma (Airway [Via aérea], Breathing [Respiração], Circulation [Circulação], Disability [Incapacidade] e Exposure [Exposição]). O protocolo do trauma compreende avaliação primária, reanimação, reavaliação, avaliação secundária detalhada e tratamento definitivo.

Alguns protocolos assistenciais devem ser adaptados ao atendimento, tais como:

  • Protocolo de Manchester – classificar risco;
  • ATLS/ATCN;
  • Protocolo de Transfusão Maciça + ácido tranexâmico;
  • Protocolo de reversão da anticoagulação;
  • Protocolo de antibioticoprofilaxia;
  • Protocolo de transporte seguro;
  • Rotinas.

É muito importante medir cada etapa do processo de atendimento e identificar onde que está o gargalo. O tratamento pré-cirúrgico deve ser aplicado de acordo com a gravidade do paciente. Caso haja necessidade imediata de procedimento cirúrgico, o protocolo deve ser interrompido. Se não houver centro cirúrgico no hospital, o paciente de ser transferido para outra unidade

No entanto, a aplicação de tais práticas e estratégias não é tão simples, pois alguns empecilhos dificultam sua implementação. Eis os desafios:

  • Superar capacidade de complexidade
  • Encaminhar o paciente nas melhores condições
  • Indisponibilidade do centro cirúrgico
  • Indisponibilidade do especialista
  • Manter a equipe treinada

MAIS DO CONGRESSO ABRAMEDE 2018

Lombalgia:

Sepse:

Trauma:

Cetoacidose diabética:

Síndrome coronariana aguda:

Asma grave:

A PEBMED ESTÁ NO ABRAMEDE 2018

Entre os dias 25 e 28 de setembro, a Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE) promove em Fortaleza (CE) a 6ª edição do maior Congresso de Medicina de Emergência Adulto e Pediátrico da América Latina. O evento conta com workshops, cursos e palestras com os maiores especialistas da área. A PEBMED está em Fortaleza e vamos publicar aqui no Portal com exclusividade as principais novidades do evento.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades