5 dicas valiosas para captar pacientes através da internet e mantê-los [parte 2]

O fundador do Doutor Já preparou 10 dicas para captar novos pacientes, divulgamos aqui as 5 primeiras, segue agora 5 finais.

O fundador do Doutor Já, Dr. João Pedro, preparou 10 dicas para captar novos pacientes, divulgamos aqui as 5 primeiras, segue agora 5 finais:

1: Crie uma marca pessoal forte!

Leia os seguintes nomes e veja quais especialidades virão na sua cabeça: Pitanguy, Niemeyer, Azulay, Jatene, etc. Além, é claro, de serem pontos fora da curva e possuírem sobrenomes exóticos, tem em comum uma marca pessoal forte. Mas e você, que se chama Silva, Souza ou Corrêa e precisa partir do zero?

2: Escreva!

75% das pessoas que buscam não acreditam em anúncios, portanto quem utiliza blog consegue 97% mais cliques para seu site comparado com quem não os utiliza. Um blog, ou coluna fortalece a marca pessoal, além de expor seu negócio na maior vitrine que se pode encontrar, a web. Comece escrevendo sobre o que você faz. Um artigo semanal é suficiente. Se é oftalmologista, escreva sobre catarata, glaucoma, descolamento de retina, etc. Descreva o que você faz de forma abrangente e em seguida detalhe minuciosamente. Responda as dúvidas que surgem comumente no seu consultório. Um blog é ferramenta fácil de editar e ágil para a publicação de  conteúdo novo.

3: Reveja seu site!

75% das pessoas que buscam na internet só visualizam a primeira pagina de resultados. Se seu webmaster é o sobrinho de 13 anos da sua secretária que é fera; em computador, você pode estar muito desatualizado. Ok, é melhor do que nada, mas um site precisa gerar conteúdo, ser atualizado constantemente e otimizado se o intuito é ser indexado pelos sites de busca como o google por exemplo. Isso é coisa para profissional, pode sair caro, mas costuma compensar cada centavo. Não desanime! Pesquise por termos como SEO e google adwords para entender melhor como isto funciona.

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4: Use e abuse das novas tecnologias!

Muitos donos de clínicas e médicos em consultórios com quem tenho conversado já estão fazendo isso, e notaram um fenômeno que é sinal dos tempos que vivemos: em alguns casos, apenas 30% das consultas e exames são marcados pelo telefone convencional. Dê um celular corporativo para sua secretária. Permita marcação de consultas por aplicativos, WhatsApp, email, pelo facebook da clínica. Além da óbvia redução na conta de telefone, ainda permite que os pacientes solicitem consultas fora do horário comercial e nem precisem encarar linhas ocupadas. Isso não é se desvalorizar. Adaptação é a chave.

5: Faça pós-venda pós-consulta

Pense em todos os prestadores de serviço que conhece: hotéis, companhias aéreas, operadoras de telefonia… Todas tem em comum o pós-venda. Isto é, querem saber como foi o atendimento e seu grau de satisfação. Eles burocratizaram e tornaram o processo enfadonho, por isso muitas vezes nem nos damos ao trabalho de responder. Então como se aplica a medicina? Quantos médicos fazem isso na prática? Pouquíssimos, por isso contamos com o fator surpresa. Comecei a testar esse processo ao longo da residência e obtive resultados incríveis, como aumento da adesão dos pacientes ao tratamento e do grau de satisfação. Aos olhos do paciente é uma simples demonstração de que você se importa, e isso vale muito. Peça que seus pacientes preencham cadastros com e-mail e envie-os automaticamente após a consulta perguntando como foi a experiência deles. Ou melhor, envie um whatsapp do telefone corporativo perguntando se ele teve facilidade para realizar os exames solicitados, se adotou e vem seguindo a dieta proposta, se conseguiu encontrar o remédio prescrito na farmácia perto de casa. Uma atitude simples mais do que fideliza o paciente, torna ele seu fã. Pode transformá-lo num cliente que todos querem ter, aquele que fará propaganda gratuita no boca a boca. Faça o teste. Escolha 5 pacientes e comece hoje.

Quer saber mais?

Acesse www.doutorja.com.br

  • Cirurgião Geral pela I Clínica Cirúrgica do Hospital de Bonsucesso – 2015
  •  Revisor científico da tradução para língua portuguesa de capítulo do Sabiston Textbook of Surgery – 19ed.
  •  Sócio e Diretor comercial do Doutor Já 
  • Contato: [email protected][/author]

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