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5 estratégias de relacionamento para fidelização de pacientes

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Fidelização de pacientes é um dos resultados que se espera quando a clínica começa a atender e constrói uma rede de relacionamento com seu público. Esse relacionamento de confiança entre paciente e médico dá início a um futuro seguro e cheio de novas indicações para o consultório médico.

Muitos recursos oferecidos pela tecnologia podem acelerar a fidelização de seus pacientes através de um conjunto de experiências que ele tem no contato com a clínica. Veja quais os principais recursos disponíveis e coloque em prática, porque além de eficientes, são muito simples:

SMS DE CONFIRMAÇÃO DE CONSULTA

Você que é médico sabe exatamente o tempo que poderia ser aproveitado se aquele paciente que faltou à consulta tivesse avisado com antecedência. Pior ainda se isso acontece uma, duas ou mais vezes no dia, não é? E como isso pode ser evitado? Usando um recurso muito amigo e conhecido de todos: o SMS.

Muitos sistemas de gestão para clínicas e consultórios já possuem esse recurso de envio automático de SMS para que o paciente responda se vai comparecer ou não, tudo isso sincronizado com a agenda! Tem baixo custo, você economiza telefone, reduz a possibilidade de não conseguir contato e ainda contribui para deixar  a sua vida e a de seus pacientes mais ágil e moderna.

Ah sem contar que a redução é de 30% nas faltas comprovadamente! Neste artigo tem a pesquisa feita com todos os dados de como o SMS reduz as faltas de pacientes :).

E-MAIL

Da mesma maneira que o SMS, você também pode enviar e-mails para confirmar a consulta com seus pacientes. A partir de um software médico, basta configurar a mensagem que o envio será automatizado.

Mas você também pode aproveitar seu e-mail com a possibilidade de criar um relacionamento com envios periódicos de conteúdos relacionados a sua especialidade. Ou contratar uma agência especializada que faça isso por você para deixar seus pacientes informados e sempre em contato com a sua clínica.

E-MAIL DE ANIVERSARIANTE

Uma funcionalidade especialmente elaborada para manter um excelente relacionamento com pacientes. Você pode configurar o envio automático de e-mails para aniversariantes, personalizar a mensagem de parabéns do seu jeito e depois é só deixar que o sistema de gestão envie pra você nas datas de aniversário de seus pacientes cadastrados. Um detalhe tem a capacidade de aproximar os pacientes da sua clínica e manter a satisfação deles sempre em alta.

COMO USAR WHATSAPP

Antes de começar usando o Whatsapp para tudo, conheça os limites. Passar informações de consultas, tirar dúvidas simples e manter um relacionamento com informações básicas, assim, o Whatsapp pode ser uma ferramenta muito útil, afinal quem é que não usa Whatsapp hoje em dia?

O assunto é longo, então separei um artigo completo pra você saber como usar o Whatsapp sem infligir determinações do CRM: Devo usar Whatsapp para atender pacientes?

TÉCNICAS DE ATENDIMENTO

São técnicas de comunicação muito utilizadas em treinamentos e palestras que auxiliam no atendimento e, principalmente, para manter uma comunicação sempre positiva. Você conhece os efeitos do “NÃO”? Ou do “EU NÃO SEI” ou do “EU NÃO POSSO”?

Compartilhe com os profissionais da recepção e aplique essas técnicas para encantar seus paciente desde o primeiro contato deles com sua recepção até o momento do pós consulta. Conheça todas as técnicas aqui.

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Essas são 5 estratégias simples e que podem fazer toda a diferença para aproximar seus pacientes da clínica e para construir um relacionamento duradouro e fidelizado.

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