6 dicas de nutrição para compartilhar com seus pacientes

Com a quantidade de novas informações referentes à dieta e alimentação saudável disponíveis diariamente, pode ser difícil saber o que dizer ao paciente.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Com a quantidade de novas informações referentes à dieta e alimentação saudável disponíveis diariamente, pode ser difícil saber o que dizer ao paciente. Veja abaixo seis dicas de nutrição baseadas em evidências que podem ser compartilhadas durante seus atendimentos.

1) Escolha alimentos com uma grande variedade de cores e texturas, em suas formas mais naturais: alimentos consumidos em seu estado natural proporcionam a maior saciedade e valor nutricional. A escolha de uma grande variedade de cores e texturas pode fazer a diferença na saúde e longevidade a longo prazo. Lembrando sempre que nem todos os vegetais trazem benefícios ao paciente.

2) Corte ou diminua o consumo de alimentos processados: como já é bem estabelecido pelas evidências, deve-se evitar alimentos e bebidas processadas, como lanches congelados, carnes defumadas, farinha branca e alimentos e bebidas açucaradas (inclusive as artificialmente açucaradas, que podem aumentar risco de AVC e demência).

Fique por dentro! ‘AHA recomenda novo limite de ingestão de açúcar para crianças e adolescentes’

3) Escolha dietas realistas e equilibradas para perda e manutenção de peso: a dieta mais bem sucedida é aquela que o paciente pode manter. Em geral, uma dieta falha quando é muito restritiva, desequilibrada ou que causa perda de peso rápida (o que leva ao abandono). Dietas específicas que se mostraram eficazes na perda de peso e redução do índice de massa corporal incluem a DASH e a mediterrânea.

A diretriz mais recente da American Heart Association (AHA) sobre alimentação saudável trouxe evidências que relacionam a dieta com jejum intermitente com redução do peso, LDL, pressão arterial e glicemia.

4) Consuma óleos saudáveis para a saúde do coração: peixes ricos em ácidos graxos ômega-3, azeite, óleo de abacate, óleo de canola, óleo de noz, óleo de linhaça e óleo de semente de chia são alguns dos itens recomendados pelo AHA. Um artigo recente no Journal of the American College of Cardiology trouxe uma tabela com a revisão dos alimentos que fazem bem para a saúde cardiovascular.

5) Corte a carne vermelha: embora a carne vermelha seja uma fonte principal de proteína e gordura, evidências recentes mostram que seu consumo está associado a riscos aumentados de câncer, diabetes, diverticulite, insuficiência renal e doenças cardiovasculares, que diminuem a longevidade.

Um estudo do Archives of Internal Medicine mostrou que a substituição de uma porção de carne vermelha por uma porção de peixe, aves, legumes, nozes, grãos integrais e laticínios com baixo teor de gordura foi associada a uma redução de 7% a 19% no risco de mortalidade.

6) Consuma alimentos fermentados/probióticos e fibras para a saúde gastrointestinal e geral: probióticos contêm microrganismos que conferem benefícios gastrointestinais. Eles são comumente encontrados em iogurte e alimentos e bebidas fermentadas não pasteurizadas. Para trazer benefícios, os probióticos requerem prebióticos, que podem ser encontrados na fibra.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

*Esse artigo foi revisado pelo médico Eduardo Moura.

Referências:

  • The 6 Dietary Tips Patients Need to Hear From Their Clinicians – Medscape – Jun 29, 2017.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags