Conheça o SLERPI: ferramenta que pode ajudar no diagnóstico do lúpus

O diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico (LES) é um processo complexo, que envolve a análise da probabilidade da doença.

O diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico (LES) é um processo complexo, que envolve a análise da probabilidade da doença, em oposição aos diferentes diagnósticos diferenciais possíveis.

Com o objetivo de auxiliar nesse processo, Adamichou et al. desenvolveram uma ferramenta baseada em machine-learning, que incorpora diversos parâmetros clínicos capazes de predizer a probabilidade de LES em um contexto apropriado.

Leia também: Dia Mundial do Lúpus: diagnóstico e tratamento

Conheça o SLERPI: ferramenta que pode ajudar no diagnóstico do lúpus

Métodos

Foram selecionados aleatoriamente 802 pacientes de uma coorte de derivação, sendo 401 portadores de LES e 401 portadores de outros diagnósticos diferenciais. Para cada paciente, foram extraídos dados demográficos e informações a respeito do seu diagnóstico, incluindo a primeira data da ocorrência de cada um dos itens que fazem parte dos 3 critérios de classificação de LES (ACR 1997, SLICC 2012 e ACR-EULAR 2019).

Após o processo de extração dos dados para a composição da ferramenta, esta foi aplicada em uma coorte de validação com 512 pacientes e 143 controles. Foram ainda avaliadas a sensibilidade, a especificidade, a acurácia e a área sob a curva ROC (AUC-ROC) da nova ferramenta.

O processo de seleção das variáveis e construção do Systemic Lupus Erythematosus Risk Probability Index (SLERPI) é descrito detalhadamente no corpo do texto original.

Resultados

Após várias etapas, o seguinte índice foi apresentado:

Manifestação Escore
Rash malar ou rash maculopapular 3
Lúpus eritematoso cutâneo subagudo ou discoide 2
Alopecia 1,5
Úlceras mucosas 1
Artrite 2
Serosite 1,5
Leucopenia < 4000 (pelo menos uma vez) 1,5
Plaquetopenia ou anemia hemolítica autoimune 4,5
Manifestação neurológica 1,5
Proteinúria >500 mg/24 horas 4,5
FAN positivo 3
C3 e C4 consumidos 2
Alteração imunológico (qualquer um de: anti-dsDNA, anti-Sm, anticorpos antifosfolípides) 2,5
Doença intersticial pulmonar -1
Existe alta probabilidade do diagnóstico de LES se a soma total for >7 (máximo de 30,5 pontos).

 

Sensibilidade: 94,2%.

Especificidade: 94,4%.

Acurácia: 94,2%.

Os autores ainda identificaram que o SLERPI apresenta excelente sensibilidade para detecção de LES precoce (< 24 meses do início) e de doença grave necessitando de terapia imunossupressora:

  • LES precoce: 93,8% (90,3-96,4%);
  • Nefrite lúpica: 97,9% (89,1-99,6%);
  • Manifestações neuropsiquiátricas: 91,8% (82,2-96,5%);
  • Manifestações hematológicas: 96,4% (91,0-98,6%).

Saiba mais: Qual é a relação entre o lúpus e insuficiência cardíaca?

Comentários

Os autores desenvolveram um índice de probabilidade para o diagnóstico de LES, originado a partir dos critérios classificatórios ACR 1997, SLICC 2012 e ACR-EULAR 2019, além de manifestações não incluídas nesses critérios. Nesse primeiro estudo, o SLERPI apresentou excelente sensibilidade, especificidade e acurácia nos diversos cenários testados.

Ainda são necessários novos testes e validação do SLERPI em outras coortes, mas o novo índice parece ser útil no diagnóstico precoce de LES e, dessa forma, pode auxiliar no diagnóstico dessa doença tão complexa.

Referências bibliográficas:

  • Adamichou C, Genitsaridi I, Nikolopoulos D, et al. Lupus or not? SLE Risk Probability Index (SLERPI): a simple, clinician-friendly machine learning-based model to assist the diagnosis of systemic lupus erythematosus. Ann Rheum Dis. 2021;80:758-66. doi: 10.1136/annrheumdis-2020-219069

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.