7 Mitos sobre a Acne passados a limpo

  A acne é uma doença que acomete 80% dos jovens brasileiros e provoca importantes efeitos psicológicos e na autoestima dos jovens. Por ser extremamente “popular” a doença gerou muitos mitos ao longo dos anos quanto as suas causas, fatores agravantes e tratamentos alternativos. Listamos aqui sete mitos sobre a acne que todos já ouviram …

 

A acne é uma doença que acomete 80% dos jovens brasileiros e provoca importantes efeitos psicológicos e na autoestima dos jovens. Por ser extremamente “popular” a doença gerou muitos mitos ao longo dos anos quanto as suas causas, fatores agravantes e tratamentos alternativos. Listamos aqui sete mitos sobre a acne que todos já ouviram falar e tiveram dúvida quanto a resposta.

 

Mito nº 1: “Acne é coisa de adolescente, quando eu crescer não terei mais acne”

Falso: A acne se inicia na adolescência, principalmente devido aos hormônios sexuais. No entanto, a doença pode continuar até a idade adulta e, até mesmo, se iniciar na idade adulta. O incomum é a ocorrência de acne em crianças, devendo nestes casos proceder a investigação de distúrbios hormonais e puberdade precoce.

 

Mito nº 2: “O uso de cosméticos pode provocá-las”

Verdadeiro: Embora cosméticos são usualmente utilizados para controle da acne, o excesso de cosméticos, e, principalmente, o uso do cosmético errado pode piorar a acne, principalmente cosméticos gordurosos, que aumentam a oleosidade da pele e favorecem a acne. Os cosméticos mais indicados são rotulados como “oil free”, e de fato podem contribuir para uma pele mais hidratada e limpa.

 

Mito nº 3: “Tenho espinhas, logo devo cortar o chocolate”

Falso: Este é um mito muito comum de se ouvir. Mas, na verdade, nenhum estudo científico foi capaz de demonstrar esta associação, bem como a de qualquer outro alimento com a erupção de lesões acneiformes.

 

Mito nº 4: “O calor piora a acne”

Verdadeiro: Na verdade, não é o calor que a piora diretamente. Mas consideramos este mito como verdadeiro, porque o calor aumenta a sudorese e, consequentemente, a oleosidade da pele, o que favorece seu aparecimento.

 

Mito nº 5: “Estresse piora a acne”

Verdadeiro: O estresse apresenta importante efeitos em todo o sistema imunológico e também na liberação hormonal. Períodos de estresse normalmente são acompanhados de piora da acne.

 

Mito nº 6: “Tomar banho de sol diminui as espinhas”

Falso: Não há nenhuma evidência científica de que isso seja verdade. Ao contrário, o calor aumenta a sudorese e, consequentemente, a oleosidade da pele, provocando e piorando a acne.

 

Mito nº 7: “Alguns medicamentos podem causar acne”

Verdadeiro: Alguns medicamentos, como o lítio, corticoides, esteroides e barbitúricos, podem causar acne.

 

Por fim, gostaríamos de frisar que acne tem tratamento e medidas de controle efetivas, e que o dermatologista é o profissional mais adequado para a avaliação e o tratamento desta doença.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags