Leia mais:
Leia mais:
Podcast da PEBMED: destaques do Chest 2021 sobre neurointensivismo [podcast]
Unidades móveis de AVC: Sonho ou Realidade?
Dia Mundial do AVC: prevenção e tratamento dos fatores de risco [vídeo]
Podcast da Pebmed: dissecção da artéria vertebral. Como diagnosticar e tratar? [podcast]
Check-up Semanal: novos guidelines de sepse, aspirina na prevenção de pré-eclâmpsia e mais! [podcast]

9 fatos sobre o acidente vascular cerebral (AVC)

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

No 20º aniversário da American Stroke Association, comemorado em maio, a entidade publicou um artigo com fatos importantes sobre o acidente vascular cerebral (AVC) e que podem salvar vidas. Separamos aqui os principais deles:

1) Durante um AVC, cerca de 120 milhões de células cerebrais morrem a cada hora, o que representa um envelhecimento do cérebro de 3,6 anos a cada hora sem tratamento. A rapidez no tratamento é fundamental.

2) Menos da metade da população está ciente dos sinais e sintomas.

3) A alteplase é uma droga usada para dissolver um coágulo de sangue que causa o AVC. Pacientes que chegam a um hospital dentro de 90 minutos após o início dos sintomas e se qualificam para receber a droga são quase 3 vezes mais propensos a se recuperarem com pouca ou nenhuma sequela.

4) Ter um AVC aumenta o risco de recidiva (1 em cada 4 sobreviventes tem outro AVC). A prevenção é crucial porque o segundo pode ser mais debilitante. A aspirina pode diminuir esse risco. Veja aqui os 15 cuidados com vítimas de um AVC.

5) Estão sendo registrados mais casos em pessoas na faixa dos 30 e 40 anos.

6) A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é a causa controlável mais comum de AVC. Essa condição atinge mais de 30 milhões de brasileiros (cerca de 25% da população).

7) 80% dos AVC são evitáveis. Mudanças no estilo de vida, como comer de forma saudável e ser fisicamente ativo, podem ajudar a prevenir.

8) Em alguns casos de AVC isquêmico, a causa é desconhecida (AVC criptogênico), o que pode dificultar a prevenção de um novo episódio.

9) Nos primeiros três meses após um AVC, o cérebro está pronto para aprender. Essa capacidade de adaptação é conhecida como neuroplasticity (neuroplasticidade ou plasticidade neuronal) e desempenha um papel crucial na recuperação.

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.