Página Principal > Neurologia > 9 fatos sobre o acidente vascular cerebral (AVC)
raio x de um cerebro com sangramento

9 fatos sobre o acidente vascular cerebral (AVC)

Tempo de leitura: 2 minutos.

No 20º aniversário da American Stroke Association, comemorado em maio, a entidade publicou um artigo com fatos importantes sobre o acidente vascular cerebral (AVC) e que podem salvar vidas. Separamos aqui os principais deles:

1) Durante um AVC, cerca de 120 milhões de células cerebrais morrem a cada hora, o que representa um envelhecimento do cérebro de 3,6 anos a cada hora sem tratamento. A rapidez no tratamento é fundamental.

2) Menos da metade da população está ciente dos sinais e sintomas.

3) A alteplase é uma droga usada para dissolver um coágulo de sangue que causa o AVC. Pacientes que chegam a um hospital dentro de 90 minutos após o início dos sintomas e se qualificam para receber a droga são quase 3 vezes mais propensos a se recuperarem com pouca ou nenhuma sequela.

4) Ter um AVC aumenta o risco de recidiva (1 em cada 4 sobreviventes tem outro AVC). A prevenção é crucial porque o segundo pode ser mais debilitante. A aspirina pode diminuir esse risco. Veja aqui os 15 cuidados com vítimas de um AVC.

5) Estão sendo registrados mais casos em pessoas na faixa dos 30 e 40 anos.

6) A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é a causa controlável mais comum de AVC. Essa condição atinge mais de 30 milhões de brasileiros (cerca de 25% da população).

7) 80% dos AVC são evitáveis. Mudanças no estilo de vida, como comer de forma saudável e ser fisicamente ativo, podem ajudar a prevenir.

8) Em alguns casos de AVC isquêmico, a causa é desconhecida (AVC criptogênico), o que pode dificultar a prevenção de um novo episódio.

9) Nos primeiros três meses após um AVC, o cérebro está pronto para aprender. Essa capacidade de adaptação é conhecida como neuroplasticity (neuroplasticidade ou plasticidade neuronal) e desempenha um papel crucial na recuperação.

Referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.