9 fatos sobre o acidente vascular cerebral (AVC)

No 20º aniversário da American Stroke Association, comemorado em maio, a entidade publicou um artigo com fatos importantes sobre o acidente vascular cerebral (AVC) e que podem salvar vidas.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

No 20º aniversário da American Stroke Association, comemorado em maio, a entidade publicou um artigo com fatos importantes sobre o acidente vascular cerebral (AVC) e que podem salvar vidas. Separamos aqui os principais deles:

1) Durante um AVC, cerca de 120 milhões de células cerebrais morrem a cada hora, o que representa um envelhecimento do cérebro de 3,6 anos a cada hora sem tratamento. A rapidez no tratamento é fundamental.

2) Menos da metade da população está ciente dos sinais e sintomas.

3) A alteplase é uma droga usada para dissolver um coágulo de sangue que causa o AVC. Pacientes que chegam a um hospital dentro de 90 minutos após o início dos sintomas e se qualificam para receber a droga são quase 3 vezes mais propensos a se recuperarem com pouca ou nenhuma sequela.

4) Ter um AVC aumenta o risco de recidiva (1 em cada 4 sobreviventes tem outro AVC). A prevenção é crucial porque o segundo pode ser mais debilitante. A aspirina pode diminuir esse risco. Veja aqui os 15 cuidados com vítimas de um AVC.

5) Estão sendo registrados mais casos em pessoas na faixa dos 30 e 40 anos.

6) A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é a causa controlável mais comum de AVC. Essa condição atinge mais de 30 milhões de brasileiros (cerca de 25% da população).

7) 80% dos AVC são evitáveis. Mudanças no estilo de vida, como comer de forma saudável e ser fisicamente ativo, podem ajudar a prevenir.

8) Em alguns casos de AVC isquêmico, a causa é desconhecida (AVC criptogênico), o que pode dificultar a prevenção de um novo episódio.

9) Nos primeiros três meses após um AVC, o cérebro está pronto para aprender. Essa capacidade de adaptação é conhecida como neuroplasticity (neuroplasticidade ou plasticidade neuronal) e desempenha um papel crucial na recuperação.

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags

AVC