A assustadora taxa de cesáreas no Brasil

O Brasil é o segundo país com a maior taxa de cesáreas do mundo, ultrapassando 55% dos partos e perdendo apenas para República Dominicana.

O Brasil é o segundo país com a maior taxa de cesáreas do mundo, ultrapassando 55% dos partos e perdendo apenas para República Dominicana. Este dado contraria a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) que preconiza uma taxa de 10-15% de cesarianas, pois há evidência que acima desses valores, ao invés de o procedimento cirúrgico estar sendo bem indicado provavelmente está levando a maior morbimortalidade para o binômio mãe-bebê. Para se ter uma ideia da epidemia que ocorre no Brasil, podemos comparar com regiões desenvolvidas como a Europa, cuja taxa de cesáreas é de aproximadamente 25% e nos EUA 32%.

Leia também: A raça da mulher pode influenciar na hipertensão pós-parto?

Para poder monitorar e comparar a indicação de parto cesárea em diversos países, em 2011 a OMS sugeriu o uso da Classificação de Robson como a mais adequada, baseada em parâmetros obstétricos, essa classificação consegue dividir as gestantes em 10 grupos, a saber:

1 Nulípara, ≥ 37 semanas, feto único e cefálico, início de trabalho de parto espontâneo
2 Nulípara, ≥ 37semanas, feto único cefálico, parto induzido ou cesárea programada
3 Multípara (sem cesárea), ≥ 37semanas, feto único cefálico, trabalho de parto espontâneo
4 Multípara (sem cesárea), ≥ 37semanas, feto único cefálico, parto induzido ou cesárea programada
5 Multípara, ≥ 37semanas, feto único e cefálico, cesárea prévia
6 Nulíparas com feto em apresentação pélvica
7 Multíparas com feto em apresentação pélvica
8 Gravidez múltipla
9 Feto em apresentação transversa ou oblíqua
10 < 37 semanas, feto único e cefálico (qualquer paridade)

Baseado nesta classificação, artigo publicado na Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia em 2020 avaliou a diferença entre as taxas e indicações de cesárea nas 5 regiões brasileiras. Foi realizado um estudo de coorte transversal com obtenção de dados pelo Datasus incluindo todos os partos de nascidos vivos no Brasil entre 2014 e 2016.

Saiba mais: Glicocorticoide pré-natal para parto prematuro precoce em países com poucos recursos

Taxa de cesáreas no Brasil

Resultados

Neste período ocorreram mais de 8 milhões de nascimentos no Brasil e a taxa de cesáreas foi de 56%, sendo o Centro-Oeste a região com maior taxa e o Norte a com menor. O grupo 5 foi o que mais evoluiu para parto cesárea, refletindo o quanto a presença de uma cesárea anterior é grande fator de risco para um novo parto cirúrgico. Entre as regiões, a proporção de mulheres em cada grupo variou, sendo predominante o grupo 5 no Sul, Sudeste e Centro-oeste, enquanto no Norte e Nordeste o grupo 3 foi maior, composto por multíparas sem cesárea anterior e com início de trabalho de parto espontâneo.

Mensagem prática

Em nosso país, tem-se uma cultura que associa parto normal à dor incontrolável e medo de maus desfechos perinatais, possivelmente por grande parte dos serviços não disporem adequadamente de métodos de analgesia e também de assistência próxima e contínua à parturiente. Desde o pré-natal deve ser conversado sobre as vias de parto, esclarecer as dúvidas e receios das pacientes. O emprego da Classificação de Robson ajuda a entender o panorama das mulheres que internam para parto e na ausência de uma real indicação de cesárea, o parto normal deve ser estimulado uma vez que apresenta menores riscos não só na resolução desta gravidez mas também reduz risco de complicações em gestações futuras.

Referências biblioográficas:

  • Knobel R, Lopes TJP, Menezes MO, et al. Cesarean-section Rates in Brazil from 2014 to 2016: Cross-sectional Analysis Using the Robson Classification. Rev. Bras. Ginecol. Obstet. . 2020 Sep;42(9): 522-528. doi: 1055/s-0040-1712134

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags